Transparência
icon-transparencia
28/05/2007
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan capacita empregados em modelagem hidrodinâmica ambiental

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estão capacitando os seus empregados para uso do programa (software) de modelagem hidrodinâmica ambiental – SISBAHIA. O treinamento, que faz parte do Programa Águas Limpas, acontece no Centro Tecnológico da Ufes.
A modelagem hidrodinâmica será uma ferramenta fundamental para que a Cesan e o Iema possam acompanhar os benefícios dos investimentos realizados com o Programa Águas e estabelecer índices de avaliação da recuperação ambiental da Baía e das bacias hidrográficas da região. O objetivo do treinamento é proporcionar aos técnicos da Cesan e do Iema a oportunidade de desenvolverem um processo completo de modelagem de circulação hidrodinâmica e transporte de contaminantes em corpos de água naturais, usando como ferramenta o modelo SISBAHIA. Haverá duas etapas, com aulas expositivas e práticas. A primeira é básica e vai de maio a agosto deste ano. Já a segunda é de consolidação, nos meses de novembro de 2007 e em fevereiro de 2008. O software foi desenvolvido pela Coordenação de Pós Graduação de Programas de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e é utilizado em diversos estudos no Brasil, como na Baía de Guanabara, Baía de Todos os Santos e no Rio Amazonas, e até mesmo em outros países. O SISBAHIA servirá como ferramenta de planejamento de futuros investimentos e novos projetos na área de esgotamento sanitário. Possibilitará também a realização de uma avaliação técnica dos benefícios ambientais resultantes da implantação das estações de tratamento de esgoto nos sistemas estuarinos e costeiros (incluindo Guarapari, Manguinhos e Nova Almeida, além da Baía de Vitória), abrangidos pelo Programa Águas Limpas.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade