Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Projeto Mangaraí

O Projeto Mangaraí é uma iniciativa piloto, com duração prevista para cinco anos e investimento de R$ 14 milhões para recuperação ambiental da sub-bacia do Rio Mangaraí, que integra a Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória. Tem o objetivo de reduzir os sedimentos nos cursos d’água e ampliar a quantidade e qualidade da água. Faz parte da carteira de projetos do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que o Governo do Estado do Espírito Santo executa com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

No âmbito do Projeto Mangaraí já estão em fase de finalização outros 25 projetos de ampliação da cobertura florestal na região. A meta é reflorestar 50 hectares no ano de 2016, o que representa 10% da meta total de aumento da cobertura vegetal planejada para a sub-bacia do Rio Mangaraí. Os projetos de reflorestamento têm a finalidade de conservar os solos, os recursos hídricos e gerar renda para os agricultores participantes.

A beneficiária direta será a população da sub-bacia do Rio Mangaraí, estimada em 3.738 habitantes. Já o público beneficiado indiretamente totaliza aproximadamente 600 mil habitantes da Região Metropolitana da Grande Vitória, que são abastecidos com água captada no Rio Santa Maria da Vitória.

Contatos para mais informações:

Gerência de Meio Ambiente da Cesan: +55 27 2127-5064 mangarai@cesan.com.br

Incaper: +55 27 3636-9808

Ambiente GIS - GEOBASES - Espaço público na Internet para consulta da sociedade (Em fase de criação pelo Incaper)

Entidades Participantes: CESAN, SEDURB, Incaper/SEAG, IEMA, Agência Estadual de Recursos Hídricos, IDAF, IJSN, Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina e Cariacica, Organizações de Agricultores, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória.

Acúmulo de sedimentos Acúmulo de sedimentos em tanque de estação de tratamento de água devido à intensa erosão ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória