Transparência
icon-transparencia
22/02/2017
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

 Bairros de Serra recebem obras de esgotamento sanitário

Andreão lembrou que a população deve ligar os imóveis às redes para que os benefícios aconteçam. (Crédito: Charley Fernandes)
Andreão lembrou que a população deve ligar os imóveis às redes para que os benefícios aconteçam. (Crédito: Charley Fernandes)
Com foco na importância do saneamento básico para o desenvolvimento social e qualidade de vida da população, nesta quarta-feira (22), o Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), assinou a ordem de serviço para obras de complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros Balneário de Carapebus e Praia de Carapebus, no município de Serra, na Região Metropolitana da Grande Vitória. O evento contou com a presença do vice-governador César Colnago; presidente da Cesan, Pablo Andreão; do prefeito de Serra, Audifax Barcelos, além de vereadores, lideranças comunitárias e moradores dos bairros beneficiados. Colnago ressaltou a importância da obra. “A retomada dessa obra é uma conquista para toda esta comunidade, pois o tratamento de água e esgoto vai melhorar não somente a saúde das pessoas que aqui vivem, este tipo de obra melhora a infraestrutura para os bairros crescerem e desenvolverem melhor suas atividades econômicas.” Para o presidente da Cesan, Pablo Andreão, a autorização para início das obras tem contornos de dever cumprido. “A grave crise econômica que afetou o Brasil também atingiu a Cesan. A orientação que recebemos do governador Paulo Hartung foi para controlar gastos e aplicar o dinheiro com responsabilidade. Com apoio de todos, reorganizamos as contas da Cesan para se ajustar à nova realidade econômica e, após 10 meses, autorizar a retomada dessa obra nos dá a sensação de tarefa cumprida. Ao fim dos serviços, é preciso que a população ligue seus imóveis às redes coletoras para que o esgoto seja tratado beneficiando a todos”, concluiu.
A Estação de Tratamento Manguinhos vai receber todo o esgoto coletado após a implantação das redes. (Crédito: Fred Loureiro / Secom)
A Estação de Tratamento Manguinhos vai receber todo o esgoto coletado após a implantação das redes. (Crédito: Fred Loureiro / Secom)
As obras terão início ainda no primeiro semestre deste ano e devem ser concluídas em até 15 meses. Serão investidos R$ 6,4 milhões para a complementação dos sistemas nos bairros, que vão beneficiar 8.500 habitantes de Balneário de Carapebus e Praia de Carapebus. Os moradores desses bairros terão disponíveis mais 5 mil metros de rede coletora, 821 unidades de ligações prediais, além de sete unidades elevatórias de esgoto bruto e 3, 5 mil metros de redes de recalque. “Os investimentos em saneamento básico são essenciais, não só para o desenvolvimento social, mas também para o econômico, já que os imóveis da região contemplada são valorizados. Também é um fator que influencia na expansão do turismo, por se tratarem de regiões litorâneas”, complementou Andreão. Após a conclusão, o sistema vai gerar inúmeros benefícios para a saúde da população e também para o meio ambiente, já que o tratamento de esgoto despolui rios e preserva recursos hídricos. Com isso, a Cesan reafirma o seu compromisso em melhorar e ampliar os serviços prestados aos municípios atendidos pela Companhia.
Jefinho, líder da comunidade de Balneário Carapebus, comemorou o desenvolvimento promovido pelas obras. (Crédito: Charley Fernandes)
Jefinho, líder da comunidade de Balneário Carapebus, comemorou o desenvolvimento promovido pelas obras. (Crédito: Charley Fernandes)
O líder comunitário de Praia de Carapebus, Anderson Soares, agradeceu em nome dos moradores e elogiou o diálogo mantido com a comunidade. “Encontramos na Cesan pessoas que abrem portas ao invés de fechá-las. Sempre que procuramos a Empresa fomos recebidos, ouvidos e hoje recebemos essa importante obra para o bairro, que vai melhorar nossa saúde e nosso meio ambiente. Esse é o exemplo de vontade e atuação que precisamos para que as coisas aconteçam”, elogiou. Jeferson Fernandes, conhecido como Jefinho na comunidade de Balneário de Carapebus, da qual é líder, lembrou o caráter de desenvolvimento das obras. “Considero essa obra como uma chave que nos liberta dos sistemas de fossas e abre as portas do nosso bairro para o desenvolvimento. Agora nossas ruas podem ser asfaltadas, nossas praias vão ficar mais limpas favorecendo o turismo e podemos ter novos empreendimentos imobiliários que valorizam o bairro”, explicou.  
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade