Transparência
icon-transparencia
11/12/2020
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Coral das Águas da Cesan lança vídeos musicais

Durante a pandemia, o Coral das Águas da Cesan precisou se reinventar. Se antes da Covid-19 o grupo fazia apresentações de maneira presencial, atualmente, para a segurança dos membros, o Coral investiu no universo online como forma de compartilhar a arte. Nos últimos meses, ele produziu os vídeos musicais “Tributo a Vitória” e “Amigos para Sempre”. O primeiro é uma homenagem ao aniversário da capital do Espírito Santo, Vitória, enquanto o segundo congratula a Cesan pelos 53 anos, e também, homenageia todos os profissionais que estão trabalhando durante a pandemia.

Segundo Rita Aparecida Schmitt, coordenadora do Coral, o processo de produção e edição do conteúdo teve várias etapas. “A montagem e gravação desses vídeos foi totalmente amadora e sem fins comerciais. O regente preparou os coralistas nos ensaios virtuais, e eles efetuaram as próprias gravações em vídeo e enviaram para o nosso regente que analisou cada uma delas, encaminhando-as em seguida para o coralista Ataide Manoel do Nascimento. Para que essa montagem fosse feita, ele adquiriu, com recursos próprios, equipamentos e aplicativos para o sucesso do vídeo. É importante ressaltar que o esforço e dedicação exclusiva de Ataide foi para manter viva a história de vinte e sete anos do Coral das Águas”.

Tributo a Vitória

 

O vídeo “Tributo a Vitória” tem como objetivo homenagear Vitória pelo aniversário da cidade. Nele, os participantes do Coral fazem uma releitura de quatro canções famosas: “Fogo e Paixão” do cantor Wando, “Cidade Maravilhosa” de André Filho, “Você é linda” de Caetano Veloso, “Como é grande o meu amor por você” de Roberto Carlos. “Cidade Sol”, que é o Hino Emocional de Vitória, composto por Pedro Caetano, também está presente na montagem.

Amigos para Sempre 

 

De acordo com Rita Schmitt, o vídeo “Amigos para Sempre” é uma forma de apoio. “Por estarmos em pandemia, tivemos o desejo de dar uma injeção de ânimo aos empregados da Cesan, aos profissionais da saúde e aos capixabas, tendo em vista o clima de insegurança presente em todo o estado e no mundo”, disse.

O Coral das Águas da Cesan

O Coral das Águas da Cesan surgiu em 1992 e é formado por empregados, ex-empregados da empresa e pessoas da comunidade. Ele, que é vinculado com a Coordenadoria de Comunicação Empresarial, atualmente possui 35 membros, tendo como regente Carlos Roberto Berto, que está à frente do projeto há 25 anos.

De acordo com Rita Schmitt, o Coral é importante tanto para a empresa quanto para os integrantes. “O Coral das Águas representa o lado humano da Cesan. Ao representá-la em suas apresentações, tem como objetivo fomentar e divulgar a cultura musical sendo um forte instrumento de socialização da empresa. Além disso, o canto coral proporciona a convivência entre os integrantes e traz muitos benefícios para a saúde. Por meio dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem abandonar o uso do fumo e do álcool”.

Durante os anos de atuação, o Coral das Águas da Cesan já se apresentou em vários locais e eventos, como solenidades do governo, datas comemorativas e festividades públicas de caráter social e ambiental, encontros de coros fora do estado, escolas e comunidades em que a Cesan está presente, tanto na Grande Vitória quanto no interior. Como já mencionado, com a pandemia da Covid-19 as apresentações estão sendo realizadas de forma virtual por meio dos vídeos musicais.

Para seguir as medidas de segurança e de isolamento social, as reuniões do Coral, que antes aconteciam presencialmente, também precisaram migrar para o meio digital. Os coralistas fundadores, Ataide Manoel do Nascimento e Devaldo, sugeriram a ideia da continuidade dos ensaios online, pela plataforma Zoom.

CD’s

O Coral das Águas da Cesan já gravou dois CD’s, que estão disponíveis para a escuta de todos. O primeiro pode ser baixado neste link, e o segundo, aqui.

 
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade