Transparência
icon-transparencia
22/05/2020
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Água de reúso fornecida pela Cesan é opção barata e sustentável para empresas, produtores e prefeituras

As solicitações para uso do novo serviço podem ser feitas em qualquer agência de atendimento ao cliente da Cesan.

A água de reúso pode ser aplicada em atividades que não necessitem de água potável, como a rega de áreas verdes

Em suas atividades, muitas empresas, produtores e prefeituras utilizam água potável que pode ser substituída por água de reúso fornecida pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). As aplicações são as mais variadas como limpeza de ruas, rega de áreas verdes, serviços de pavimentação, uso agrícola e em diversas atividades industriais. Além de sustentável, a água de reúso é uma opção econômica. Enquanto o preço da água potável, fornecida pela Cesan para empresas, tem o custo de R$ 9,78 por cada mil litros de água, ao optar pela água de reúso, o valor pode cair para até R$ 1,90 por mil litros, representando uma economia significativa.

A água se tornou um fator limitante para o desenvolvimento agrícola, industrial e urbano no Espírito Santo devido à escassez hídrica. Por isso, a Cesan começou a fornecer a água de reúso proveniente do esgoto tratado. O objetivo é dar uma nova finalidade a este recurso e possibilitar que seja reutilizado em atividades que não precisam especificamente de água potável, aumentando a disponibilidade dos recursos hídricos para outros fins, como o abastecimento da população.

Segundo a analista de saneamento da Cesan, Juliana Lozer, o fornecimento de água de reúso pela companhia é o resultado da busca de novos meios para enfrentar a escassez hídrica. “A Cesan vem buscando, continuamente, novas fontes de recursos para complementar a disponibilidade hídrica, visando ao atendimento à demanda da população, dos setores produtivos e a adequação dos processos internos da empresa”, afirmou.

A aplicação da água de reúso se tornou ainda mais importante durante os últimos meses quando o Espírito Santo, assim como o resto do mundo, precisou enfrentar a pandemia do novo Coronavírus. A água é um fator importante para a higiene e prevenção contra a Covid-19. Ao substituir o uso de água potável pela água de reúso fornecida pela Cesan, empresas, produtores e prefeituras contribuem para aumentar o volume de água tratada disponível para a população.

Os interessados em empregar a água de reúso em suas atividades podem clicar aqui para encontrar mais informações ou acessar o site www.cesan.com.br, na opção Carta de Serviços. As solicitações para uso do serviço devem ser feitas presencialmente em qualquer agência de atendimento ao cliente da Cesan. O atendimento deve ser agendado com antecedência pela internet no site da companhia. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 115.

Para utilizar a água de reúso fornecida pela Cesan, os interessados devem estimar a quantidade e periodicidade que precisarão do produto. Não há exigência de quantidade mínima para fornecimento. A resposta aos pedidos ocorre em até 30 dias após a solicitação. O transporte da água de reúso é de responsabilidade do cliente, em veículo adequado para levar o produto até o seu local de destino.

Água de reúso nas atividades da Cesan 

Além de ser comercializada, a água de reúso também tem várias aplicações nas atividades da Cesan, como desobstrução de redes de esgoto, rega de áreas verdes e uso nos processos nas estações de tratamento de esgoto (ETEs) que têm o sistema de reúso implantado. A água de reúso é produzida pela Cesan nas ETEs de grande porte: Mulembá, em Vitória; Bandeirantes, em Cariacica; Aeroporto e Centro, em Guarapari.

 
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade