Transparência
icon-transparencia
25/06/2020
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan adota cuidados e prevenções contra a Covid-19

O atual momento de pandemia causado pela Covid-19 é de risco para as pessoas, e devido a isso, torna-se necessária a adoção de medidas voltadas para a prevenção e proteção contra o vírus. Estando nesse cenário, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) também entrou em ação para tornar a realidade de seus empregados mais segura e confortável. Todas as unidades da empresa adotaram providências para minimizar os impactos negativos causados pela situação pandêmica, como a desinfecção das áreas operacionais, redução da circulação, marcação de distâncias mínimas entre as pessoas, organização de doações para famílias necessitadas etc.

“Desde a publicação do Decreto de Calamidade Pública no Espirito Santo a diretoria da empresa estabeleceu as premissas para enfrentamento à pandemia: proteção da saúde dos empregados, assegurar a prestação de serviços à população e o equilíbrio financeiro da empresa. Todas as medidas administrativas estão pautadas nesse tripé,” disse o gerente de Recursos Humanos, Leandro Rezende.

Todas as ações são informadas frequentemente à força de trabalho por meio dos canais existentes na empresa. Tanto as ações administrativas, quanto a produção de conteúdo voltado para questões de saúde ou que sejam correlatas têm sido produzidas para orientar e alertar as pessoas sobre os cuidados, as mudanças e os encaminhamentos dados pela companhia.

O trabalho de comunicação foi intensificado para orientar e manter conectados os empregados que estão exercendo suas atividades em formatos diferenciados, “tem empregados trabalhando em casa, nas ruas e um outro percentual atuando presencialmente nas dependências da empresa, manter a comunicação ativa é uma forma de promover a integração e contribuir para repassar informações seguras num contexto onde muitos conteúdos falsos são gerados e compartilhados nas redes sociais,”  complementou Leandro.

Substituição de máscaras 

As ações feitas pela companhia além de possibilitarem melhorias na vida dos funcionários também se voltam para a sociedade, como por exemplo, a de substituição de máscaras PFF2 descartáveis por máscaras semifaciais com filtro. A troca foi concretizada pelas equipes dos Técnicos de Segurança do Trabalho (TST) e da Divisão de Compras e Suprimentos (A-DCS).

As máscaras PFF2 são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) fundamentais e obrigatórios nos processos de operação das Estações de Tratamento de Água (ETA’s) por contribuírem com a proteção das vias respiratórias dos operadores.  Com a condição de pandemia, porém, as demandas por elas cresceram e instituições técnicas como a Anvisa e a Secretarias de Saúde passaram a orientar que esse tipo de equipamento fosse reservado aos profissionais da saúde.

Na substituição pelas semifaciais, a Cesan está contribuindo com a regularização do fornecimento das máscaras PFF2 para os profissionais da área da saúde, que estão em situação de extremo risco de contágio. As novas máscaras semifaciais começaram a ser distribuídas no dia 11 de março e a conclusão da entrega tem previsão para o final de junho. Elas são destinadas a todos os operadores das ETA’s, totalizando um número de aproximadamente 300 pessoas.

Vale lembrar, que para a proteção de empregados contra a Covid-19, a Cesan adquiriu máscaras de tecido (laváveis) para a distribuição de seis unidades para cada empregado e quatro unidades para cada estagiário e menor aprendiz.

Atenção

O uso da máscara NÃO substitui as práticas necessárias de prevenção, como por exemplo:

– Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Distanciamento social;

– Isolamento Social.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade