Transparência
icon-transparencia
25/07/2016
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan alerta sobre descarte correto de dejetos para evitar retorno de esgoto

O descarte de gordura na rede de esgoto causa entupimento. Foto: Coordenadoria de Comunicação Empresarial.
O descarte de gordura na rede de esgoto causa entupimento. Foto: Coordenadoria de Comunicação Empresarial.
Vazamento de esgoto não é nada agradável, mas sabemos que ele pode ser evitado. Muitas vezes, o retorno do esgoto ocorre quando materiais sólidos e gordura vão parar nas redes, causando o entupimento. Além disso, o problema pode acontecer quando chove e a água escoa para o esgoto, pois o volume de água aumenta e a rede não suporta. Gordura, cabelo, fiapos de roupa, fio dental, absorvente, preservativo, muita areia e objetos lançados nos vasos sanitários são os itens mais encontrados pelos técnicos da Cesan durante os trabalhos de desentupimento. Essa ação gera um custo anual de R$ 1.680.000,00, somente na Capital, pois envolve a utilização de equipamentos específicos, como o caminhão vácuo.
Foto: Coordenadoria de Comunicação Empresarial
Foto: Coordenadoria de Comunicação Empresarial
De acordo com o gerente da Divisão de Operação e Manutenção Vitória, Daniel Caulyt, a Cesan realiza 6.900 serviços de desobstruções de rede e ramais por ano, em Vitória. “Além das obstruções nas redes de esgoto, outro problema são os resíduos sólidos que são encaminhados para o gradeamento e poço das elevatórias. Estes resíduos são retirados manualmente do gradeamento pelos operadores e por meio de caminhões vácuo. Depois de retirados, os resíduos sólidos são encaminhados para um aterro sanitário, e a Cesan também paga por este serviço”, diz Caulyt. Outro motivo de retorno é o excesso de águas de chuva, que são lançadas nas redes de esgoto, de acordo com o gerente Metropolitano Norte, Luiz Claudio Victor Rodrigues. Segundo Rodrigues, as redes de esgoto não são projetadas para receber água de chuva. “Quando a água da chuva de nossos telhados e pátios das residências, que deveria escoar na rede de drenagem, vai para a rede de esgoto, aumentamos muito o volume de água nesta rede, que não o comporta e acaba extravasando esgoto nas ruas ou nas residências mais baixas”, explica Rodrigues. Mesmo representando um custo para a Companhia, o serviço de desobstrução de redes não deixa de receber melhorias. Em janeiro deste ano, a Cesan investiu R$ 2,5 milhões na compra de veículos equipados com hidrojateamento de alta pressão, para serem utilizados nos serviços de limpeza e desobstrução de redes de esgoto. Quando ocorre o vazamento de esgoto nas redes da Cesan, os moradores devem entrar em contato por meio da Central de Atendimento ao Cliente 115. A ligação é gratuita e o atendimento está disponível 24 horas por dia. Além disso, é possível utilizar o smartphone para comunicar os vazamentos. O site da Cesan possui versão para acesso mobile e permite a busca do endereço por meio de GPS. Saiba mais clicando aqui. Se o vazamento estiver acontecendo em uma rede de drenagem da água da chuva é necessário entrar em contato com a prefeitura local. Para saber como identificar se o vazamento deve ser resolvido pela Cesan ou pela prefeitura, observe a tampa metálica, que geralmente possui a inscrição “esgoto” ou “drenagem”. Se o vazamento de esgoto estiver acontecendo em uma tampa da Cesan, a Companhia irá realizar o reparo. Clique aqui e saiba como identificar as tampas metálicas da Cesan. Trabalho preventivo Nas residências com alto índice de reclamações por retorno de esgoto, a Cesan instala uma válvula de retenção, que impede retorno dos resíduos para a residência. “Outro trabalho importante é a manutenção preventiva das redes de esgoto para evitar os entupimentos”, diz o gerente Metropolitano Norte, Luiz Claudio Victor Rodrigues.
Placas de gordura e tecido retirados da rede de esgoto. Foto: Coordenadoria de Comunicação Empresarial.
Placas de gordura e tecido retirados da rede de esgoto. Foto: Coordenadoria de Comunicação Empresarial.
Como evitar o entupimento O gerente da Divisão de Operação e Manutenção Vitória, Daniel Caulyt, explica que todo imóvel ou estabelecimento comercial deve possuir caixa de gordura. “Esse dispositivo retém a gordura e sólidos e evita que eles sejam lançados na rede da Cesan. A caixa de gordura deve ser instalada internamente no imóvel e a limpeza deve ser feita mensalmente pelo próprio morador”, esclarece Caulyt. Outra medida é a separação da rede de esgoto e a água da chuva. O ideal é que as calhas do telhado e os ralos de pátios não sejam interligados com a rede de esgoto do imóvel, e sim ligados à rede de drenagem da água da chuva.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade