Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

20/04/2017

Cesan disponibilizará água aos Romeiros na Festa da Penha

Festa da Penha A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está participando da maior festa religiosa do Espírito Santo, a Festa da Penha, que também é a terceira maior festa mariana do Brasil. Com forte apelo popular, turístico e de fomento à economia, nos nove dias de festejos atrai cerca dois milhões de pessoas.

A Companhia vai recepcionar os romeiros e visitantes com a distribuição de bebedouros em locais estratégicos durante o período da Festa. São dois pontos no Campinho, no alto do morro do Convento e outros dois na Prainha, um em frente aos Correios e outro em frente à Igreja do Rosário.

“Como uma empresa que faz parte do dia a dia da população capixaba e preocupada com o estímulo à tradição cultural do Estado, a Cesan procurou proporcionar um bom acolhimento aos participantes e contribuir para a realização do evento. O slogan de nossa campanha, “Onde tem Água e tem Vida, Tem Cesan”, e até mesmo de campanhas anteriores que alertam para o uso consciente da água e do cuidado com o meio ambiente, tem a ver com os temas das últimas campanhas da fraternidade, com foco no meio ambiente, saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida”, explicou o presidente da Cesan, Pablo Andreão.

No ano em completa seus 50 anos, a Cesan comemora sua história mais próxima da sociedade, e a Festa da Penha será uma destas oportunidades, pois é um marco importante no contexto capixaba.

Sendo a terceira maior festa religiosa do Brasil, depois da de Nossa Senhora Aparecida (SP) e do Círio de Nazaré (PA), em 2017, a Festa da Penha deve movimentar cinco romarias, contando com a tradicional Romaria dos Homens, que acontece no dia 22 de abril, às 19 horas, com saída da Catedral Metropolitana, no Centro de Vitória.

 

Nossa Senhora das Sete Alegrias

A imagem que fica no Convento da Penha e ficou famosa por indicar, segundo a crendice popular, onde deveria ser feita a construção é a de Nossa Senhora das Sete Alegrias, que depois ficou popularmente conhecida como Nossa Senhora da Penha.

A prática devocional se originou no século XV, em torno das alegrias de Nossa Senhora, por iniciativa dos Franciscanos na Itália, na época de São Bernardino de Sena, culminando na chamada “Coroa das Sete Alegrias da Santíssima Virgem Maria”. Um painel com essa imagem foi trazida ao Espírito Santo pelo Frei Pedro Palácios, em 1558.

Sobre o Convento da Penha

É um dos santuários mais antigos do Brasil e um dos ícones do Espírito Santo. Sua arquitetura é característica do período colonial brasileiro, foi fundado por Frei Pedro Palácios e construído pelos escravos, logo após a chegada dele em terras capixabas, em 1558. Foi tombado em 1943, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico Cultural.

 

Fonte: Sites da Secult e do Convento da Penha

 

22/04 (sáb)

Romaria da Diocese de São Mateus às 8h – com saída do Campinho

Romaria das Pessoas com Deficiência – com saída às 8h da Pça. Duque de Caxias.

Romaria dos Homens – com saída da Catedral às 19h.

23/04 (dom)

Romaria das Mulheres – com saída do Santuário de Vila Velha às 16h.

24/04 (seg)

Romaria dos Ciclistas – com saída às 8h de Cobilândia.

 

Veja programação completa aqui.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Márcia Brito

2127-5106 / 99865-5690

Raquel D´ávila

2127-5073 / 999097311

Charley Fernandes

2127-5022

comunica@cesan.com.br

www.cesan.com.br