Transparência
icon-transparencia
03/05/2011
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan leva estudantes para conhecerem a estação de tratamento de esgoto Mulembá

O O tratamento de esgoto da Cesan é referência nacional em eficiência A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai levar estudantes de engenharia química, civil e do terceiro ano do ensino médio para conhecerem a estação de tratamento de esgoto (ETE) Mulembá, no bairro Joana D´Arc, em Vitória. Ao todo, 91 alunos visitam a estação a partir desta quarta-feira (4) até o dia 25 de maio.

A visita técnica foi solicitada pelas universidades Federal do Espírito Santo (Ufes), de Vila Velha (UVV) e pelo Sesi de Jardim da Penha. As instituições de ensino que quiserem agendar visitas técnicas às estações de tratamento de esgoto ou de água da Cesan podem fazer o requerimento pelo e-mail
educa.ambiental@cesan.com.br.

As atividades fazem parte do programa de visitas monitoradas da Cesan. Somente em 2010, mais de 3.500 pessoas, entre estudantes, moradores e representantes de associações de bairros, visitaram estações de tratamento de água ou esgoto da companhia. As visitas são acompanhadas por profissionais que também organizam palestras técnicas e educativas.

Na ETE Mulembá, os alunos vão conhecer o processo de tratamento de esgoto da Cesan, que é referência no país em eficiência. A tecnologia utilizada para transformar esgoto em água limpa é uma das mais modernas do mundo. O efluente (esgoto tratado) sai da estação desinfetado por raios ultravioleta e é lançado no manguezal da região. Além de contribuir para a despoluição dos mangues e praias de Vitória, a água devolvida limpa ao meio ambiente é fundamental para a preservação do ecossistema.

A ETE Mulembá tem capacidade para tratar 200 litros por segundo (l/s) e remover até 95% da carga orgânica do esgoto. Isso quer dizer que mais de 17 milhões de litros de esgoto são tratados por dia. A Cesan está investindo R$ 27,3 milhões em obras que vão aumentar para 560 l/s a capacidade de tratamento e preparar a ETE para receber o esgoto coletado pelas redes do Programa Águas Limpas, que vão fazer de Vitória a primeira capital do país a ter 100% do esgoto coletado.


Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Charley Fernandes
2127-5022
Plantão (fins de semana) – 9822-8612
comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade