Transparência
icon-transparencia
22/05/2017
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan oferece curso de bombeiro hidráulico

Turma de bombeiro hidráulicoPara disponibilizar no mercado mais profissionais com conhecimentos técnicos e qualificar a mão de obra, a Cesan está oferecendo três turmas do curso de Bombeiro Hidráulico. A primeira turma finaliza no dia 25 de maio com uma cerimônia de encerramento. A próxima inicia no dia 29, na Primeira Igreja Batista de Jacaraípe, localizado no município da Serra. O horário das aulas será de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. A terceira turma ainda não tem previsão.   O curso faz parte do trabalho de envolvimento das comunidades em atividades educativas e de qualificação, na região das obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água dos balneários de Jacaraípe e Nova Almeida. As aulas são lecionadas por instrutores do Senai, e a carga horária total oferecida é de 80 horas.   No final de cada curso, será realizada uma cerimônia de entrega dos certificados. A formatura da primeira turma será no dia 25, quando cada aluno irá receber um kit básico de ferramentas.   O curso é dividido em oito módulos. E em cada módulo, serão lecionadas as disciplinas abaixo:  
  1. Turma de bombeiro hidráulicoFormação Social – 4 horas
Ética Profissional; Relacionamento no Ambiente de Trabalho; Motivação Pessoal; Relacionamento Interpessoal; Comportamento Profissional; Noções de Liderança; Direitos do Consumidor;   2. Meio Ambiente –  4 horas Meio Ambiente e Educação Ambiental; Ecologia; Recursos Naturais; A Água; Poluição da Água;   3. Segurança Do Trabalho – 4 horas Noções de Condições e Meio Ambiente de Trabalho; Noções de Acidentes de Trabalho; Causas e Consequências; Prevenção a Acidentes do Trabalho; Noções de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo;   4. Matemática Básica – 4 horas Operações com Números Naturais (Soma, Subtração, Divisão e Multiplicação); Noções de Geometria (Perímetro, Áreas E Volumes);   5. Metrologia – 4 horas Sistema Métrico Decimal;   6. Desenho – 4 horas Noções Leitura e Interpretação De Projetos;   7.    Tecnologia Profissional – 20 horas Noções Básicas Sistema Predial de Água Fria; Noções de Força, Pressão e Vazão; Noções de uso de materiais em instalações de água quente; Noções básicas de tipos de sistemas para aquecimento de água;   8.    Noções de Prática Profissional – 36 horas Ferramentas e Instrumentos de Trabalho; Armazenamento e Transporte; Noções De Tubos e Conexões; Normas Técnicas de Instalações; Noções de Instalações de Água Fria e Esgoto; Noções de Reparos em Instalações Hidráulicas; Serrar e roscar tubos; Reparo em tubulação hidráulica externa e interna com tubo roscável e soldável; Retirar o ar da tubulação; Reparo torneira pingando; Reparo bóia de caixa d`água; Reparo em válvula de descarga; Limpeza e desobstrução de ralos; Reparo em caixa de descarga externa; Reparo em caixa de descarga acoplada;   Mais informações: 2127-5102 (Falar com Fernanda).
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade