Transparência
icon-transparencia
31/05/2017
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Construção de sete barragens vai reforçar abastecimento de água no Estado

Barragem de um produtor, entre o distrito de Sapucaia e Patrimônio do Rádio em Marilândia. (Foto: Léo Júnior )
Barragem de um produtor, entre o distrito de Sapucaia e Patrimônio do Rádio em Marilândia. (Foto: Léo Júnior )
A necessidade de reservar água bruta para o abastecimento do Estado levou a Cesan, em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seag), a mapear a implantação de sete novos projetos de barragens de médio porte. A Companhia está contribuindo com R$ 1 milhão para que a Seag realize a licitação para elaborar os estudos e projetos básicos necessários para contratar as obras de construção das barragens. A prioridade dos empreendimentos é para o abastecimento humano, mas os reservatórios também podem ser utilizados para outros fins, como geração de energia, irrigação e contenção de enchentes.As barragens têm como objetivo armazenar água para garantir a segurança hídrica e a regularidade do abastecimento público. Os municípios beneficiados serão Alto Rio Novo, Vila Pavão, duas em São Paulino do Aracê (Distrito de Domingos Martins), Ecoporanga, Barra de São Francisco e São Roque do Canaã, totalizando sete barragens. Ao todo a Seag vai construir 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018, sendo 34 de usos múltiplos de médio porte e 26 barragens de uso coletivo, num investimento total de R$ 90 milhões.
Barragem Liberdade, em Marilândia. (Foto: Fred Loureiro/Secom)
Barragem Liberdade, em Marilândia. (Foto: Fred Loureiro/Secom)
As barragens serão construídas em áreas estratégicas para atender às regiões que historicamente apresentam redução na disponibilidade da água e que estão com os mananciais em estado extremamente crítico. A construção das barragens também vai reduzir os efeitos das mudanças climáticas no regime de chuvas e da baixa retenção de água pelo solo devido ao desmatamento. Segundo Pablo Andreão, diretor-presidente da Cesan, é importante reservar água bruta para assegurar o abastecimento no Estado. “Estamos pensando no futuro e a construção dessas barragens vai nos preparar para atender as localidades do Norte, Sul e Noroeste, que precisam de ampliação no abastecimento, com água de qualidade”.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade