Transparência
icon-transparencia
14/11/2018
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Empregados da Cesan são semifinalistas no Prêmio Inoves

Três trabalhos selecionados. Este é o resultado! Dos cinco enviados para avaliação, três projetos de empregados da Cesan foram selecionados como semifinalistas do Ciclo 2018 no “Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo – PRÊMIO INOVES”, que está em sua 13ª edição. A partir de agora, os projetos disputarão com outras 91 iniciativas de servidores públicos de todo o estado às primeiras colocações. Os trabalhos da Cesan que estão entre os semifinalistas são: Utilização do Biogás para a Desidratação de Lodo de ETEs (O-DSU), Comunicação Social de Obras da Cesan – Um Diálogo Pró Saneamento (E-DRC) e Programa de Preparação para a Aposentadoria: Pensando e Planejando o Amanhã (A-DDP).
Projeto “Utilização do Biogás para a Desidratação de Lodo de ETEs”
A empregada da Gerência Metropolitana Norte (O-GMN), Ludimila Marvila Girondoli, fez parte do desenvolvimento do trabalho ‘Utilização do Biogás para a Desidratação de Lodo de ETEs’. Ela afirma que, para a equipe deste projeto, estar na semifinal do Inoves, é um reconhecimento de que a pesquisa trouxe realmente resultados positivos para o setor do saneamento e para a sociedade. Josiane Aparecida Rossi, da Divisão de Relacionamentos com a Comunidade (E-DRC), é coautora de outro dos trabalhos selecionados: ‘Comunicação Social de Obras da Cesan – Um Diálogo Pró Saneamento’.
Realização de atividades do projeto “Comunicação Social de Obras da Cesan – Um Diálogo Pró Saneamento”, E-DRC
Para Josiane, o projeto social proporcionou a execução de ações diferenciadas. “Sendo realizado na região da Grande Jacaraípe e Nova Almeida, o projeto conta com curso de noções de reparos em instalações hidráulicas, concurso de redação, ações de educação ambiental nas escolas, doação de caixas d’águas. O objetivo é contribui que a população entenda a necessidade de utilizar água de forma sustentável e, consequentemente, reduzir as perdas de água”, explicou. Já o ‘Programa de Preparação para a Aposentadoria: Pensando e Planejando o Amanhã’ (A-DDP), mais um dos trabalhos selecionados como semifinalista do Inoves, foi desenvolvido para proporcionar um espaço de reflexão e construção de um planejamento de vida aos empregados da Cesan no período que antecede a aposentadoria, segundo as coautoras do projeto.
O Programa de Preparação para a Aposentadoria Pensando e Planejando o Amanhã, da A-DDP colocado em prática
Ao serem questionadas sobre como foi receber a notícia da participação no Inoves, as analistas da A-DDP, Vivian de Abreu, Aline Leão e Tatiana Pederzini contaram que foi importante por poder compartilhar com as demais instituições este Programa. E acrescentaram que já realizaram algumas ações de benchmarking com outros órgãos públicos e privados, mas que o Inoves é uma possibilidade de ampliar a divulgação do tema. O Prêmio Inoves agora apoia projetos em todos os estágios de desenvolvimento. Iniciativas nas fases de ideia, desenvolvimento e de resultados comprovados. A mudança favorece uma maior troca de conhecimento entre os participantes, além de facilitar a implementação dos projetos ao oferecer apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento das iniciativas premiadas. O processo de avaliação seguirá para a última etapa até o dia 07 de dezembro, quando a banca examinadora fará a divulgação dos vencedores, que receberão recursos de até R$ 40 mil, por meio de parcerias com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), além de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger – LAB ges, para aplicação em seu desenvolvimento. Conheça os trabalhos:  
  • Utilização do Biogás para a Desidratação de Lodo de ETEs (O-DSU)
  É focado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de menor porte, podendo ser replicado em demais estações de tratamento por ser uma alternativa técnica, ambiental e economicamente viável. Foram coautores do projeto: Ludimila Marvila Girondoli, Vinícius Mattos Fabris e Karina Luna Moura, da Cesan, Jurandir Santesso, da Tubo Mills e Sérvio Tulio Alves Cassini, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  
  • Comunicação Social de Obras da Cesan – Um Diálogo Pró Saneamento (E-DRC)
O projeto visa à realização de ações de comunicação social e de educação ambiental após períodos de desabastecimentos ocorridos na região de Jacaraípe e Nova Almeida, município de Serra/ES. Os principais objetivos foram minimizar impactos como presença de poeira, interdição de vias públicas e paralisação no sistema de abastecimento – devido às obras de ampliação e melhoria no Sistema de Abastecimento de Água dessa região – e fomentar a cultura de valorização dos serviços de saneamento, por meio de ações técnico-sociais. Como solução foram realizadas atividades baseadas nos eixos a seguir: mobilização e comunicação; participação comunitária e desenvolvimento sócio organizativo; empreendedorismo; educação sanitária e ambiental. O trabalho de pesquisa é de coautoria dos empregados Josiane Aparecida Rossi Pereira Machado, Carlos Augusto Dilem da Silva, Fernanda Ferreira Ribeiro, Jonas Renato Rosa Cabral, Livia Pereira Nunes Bessa, Luzinete do Nascimento Paranha Santos, Sanny Mara Milagres de Araujo e Wanusa Pereira dos Santos.
  • Programa de Preparação para a Aposentadoria: Pensando e Planejando o Amanhã (A-DDP)
  O Programa foi desenvolvido no ano de 2015 com objetivo de proporcionar um espaço de reflexão e construção de um planejamento de vida aos empregados da Cesan em um período que antecede a aposentadoria. Por se tratar de um momento de transição e adaptabilidade, o período que antecede a aposentadoria muitas vezes vem acompanhado de expectativas e ansiedades, em razão das diversas mudanças em diversos aspectos da vida. Tais mudanças podem trazer impactos nos aspectos sociais, econômicos, emocionais e de saúde. Desta forma, a realização desses Programas visa minimizar os impactos decorrentes do processo de aposentadoria e conferir maior segurança na tomada de decisões por meio de ações preventivas que facilitem a transição. O programa consta de 07 módulos, com temáticas relevantes a esta etapa da vida, com metodologia participativa e vivencial. As analistas Aline Leão, Tatiana Pederzini e Vivian de Abreu dividem a autoria do projeto.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade