Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

16/03/2017

Especialista em recursos naturais realiza visita à bacia do Rio Mangaraí

O Projeto Mangarai visa ampliar a quantidade e qualidade da agua que abastece a Grande VitoriaNa próxima segunda-feira (20), membros da Cesan, Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Incaper e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama), realizarão uma visita à bacia do Rio Mangaraí, que fica em Santa Leopoldina, com a presença do especialista em recursos naturais, Henrique Lobo Gonçalves. O intuito da visita é realizar a troca de experiências e preparar a equipe de apoio para futura execução do Projeto Mangaraí.

Temas como o uso sustentável do solo e dos recursos hídricos, execução de um projeto coletivo, ampliação do envolvimento comunitário para proteção dos rios e também a instalação da quinta unidade de demonstração de tratamento de esgoto em área rural serão abordados na visita.

Durante o dia, os visitantes irão a locais representativos da bacia hidrográfica para discutir aspectos ambientais da localidade, as dificuldades existentes e as propostas de superação.

De acordo com o engenheiro florestal da Cesan, Luciano Firme, a visita é importante, pois vai promover um maior engajamento entre as entidades participantes do Projeto Mangaraí. “Essa troca de experiências permitirá que as ações futuras tenham maior eficácia na promoção de redução da erosão local e proteção do recurso hídrico”, disse.

Firme ainda diz esperar que a visita do especialista à bacia do rio traga bons frutos ao projeto. “A ampliação do conhecimento sobre a bacia e a participação da comunidade na proteção desse recurso hídrico são os aspectos mais importantes. A visita é mais um passo nessa direção”, afirmou.

O projeto Mangaraí faz parte da carteira de projetos do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, e prevê a recuperação ambiental da sub-bacia do Rio Mangaraí, que integra a Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória. O objetivo é reduzir os sedimentos nos cursos d’água e ampliar a quantidade e qualidade da água.

Henrique Lobo Gonçalves

Engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduado em engenharia sanitária e ambiental na Universidade Católica de Minas Gerais. O especialista em recursos naturais atua como relações institucionais da Estrada de Ferro Vitória a Minas – Vale, além de ser membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e integrar o conselho diretor do Instituto Terra. Henrique Lobo também faz parte da Associação dos Usuários dos Recursos Hídricos do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Raquel d’ Ávila – 2127-5073 / 999097311

Márcia Brito – 2127-5106 / 99865-5690

Charley Fernandes – 2127-5022

Texto: Agnes Xavier

comunica@cesan.com.br / www.cesan.com.br