Transparência
icon-transparencia
05/09/2019
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Estudantes realizam plantio de árvores nativas em área de reflorestamento da Cesan

Na terça-feira (29), 15 estudantes visitaram uma área de reflorestamento ambiental da Cesan que fica no Sítio Cunha, uma propriedade rural, localizada em Santa Leopoldina, no interior do Estado e realizaram o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. Em 2017 o local já havia recebido cerca de 3600 mudas para recuperação da área. A ação foi feita com o objetivo de incentivar os alunos a preservar e cuidar do meio ambiente.

Cada um dos alunos, junto com a professora Patrícia Gonoring Rodrigues, realizou o plantio simbólico de 10 mudas, sob a orientação do engenheiro agrônomo Luciano Firme de Almeida, da Divisão de Gestão Ambiental (E-DGA), que explicou aos estudantes sobre o preparo do solo, o plantio e o cuidado que as mudas necessitam para que possam se desenvolver.

O interesse dos estudantes pelo reflorestamento ambiental se deu por incentivo da professora Patrícia, que leciona aulas de matemática para os adolescentes do 9º ano. Ela conta que achou interessante usar a matemática para estimular a consciência ambiental nos alunos realizando cálculos para medir o impacto que o replantio de 400 mudas geraria. Ela conta que os alunos ficaram animados e que isso faz toda a diferença. “A sensação que tenho é de que o futuro ainda tem jeito se cada um fizer um pouquinho”, conta.

Os alunos também foram acompanhados por Jaci Cunha, proprietário da área do reflorestamento. Ele enfatizou sobre a importância do projeto. “É importante incentivar os mais jovens para que levem para o futuro essa necessidade de preservação e conservação”, conta. Ele acrescenta que é necessário incentivar e criar mecanismos para que outros produtores possam multiplicar esse trabalho que, em longo prazo, beneficiará a todos.

O plantio das mudas (sapucaia, ipê, angico, paineira, ingá, jatobá) colabora também para a formação do córrego tributário do Rio Santa Maria da Vitória.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade