Transparência
icon-transparencia
15/05/2017
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Famílias recebem visita da Cesan para incentivar ligação à rede de esgoto

Imagem ligacao domiciliarVocê sabe porque é tão importante tratar o esgoto que é produzido na sua casa ou comércio? Quando os efluentes são tratados, eles retornam de forma saudável para o meio ambiente. Mas para que isso aconteça é preciso estar ligado ao sistema de esgoto da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). O esgoto coletado pela empresa segue para as Estações de Tratamento, onde passam por um extenso processo de desinfecção e somente após a retirada de mais de 90% da carga orgânica, é liberado nos mananciais.

Para incentivar que as pessoas liguem seus imóveis na rede de esgoto, a Cesan criou o Programa de Abordagem Domiciliar, no qual um grupo de assistentes sociais visitam residência e comércios que ainda não possuem esgoto coletado e tratado, para incentivar que seja feita a ligação. As visitas acontecem em todo Estado e têm foco na sensibilização. Assim, nas conversas com famílias e empresários, os representantes da Companhia orientam sobre a importância da coleta e tratamento, o que demanda a legislação e também como é feita a cobrança da tarifa.

Alcebíades Bridi, síndico de um condomínio em Itaparica, Vila Velha, recebeu a visita da Cesan e não pensou duas vezes em aderir ao sistema de esgoto.  “Acho importante fazer a ligação. Acho, inclusive, que onde há rede de esgoto e os imóveis não estiverem ligados a ela, deve haver a notificação do proprietário ou morador para que faça. Isso é fundamental pra ajudar a melhorar o meio ambiente e todos devem fazer sua parte”, observa Bridi.

O síndico explica que o condomínio onde mora está ligado à rede de esgoto há cerca de dois anos. Antes disso, o escoamento do esgoto era feito pelo sistema de fossa, onde havia a filtragem e consequente transporte da água para o local de escoamento. “Depois da ligação ficou melhor para os condôminos, agora há o acompanhamento do sistema de esgoto pela Cesan”.

Segundo Josiane Machado, assistente social da Cesan, é importante ir diretamente às pessoas que ainda não estão ligadas à rede de esgoto para sensibilizá-las quanto à importância do esgoto coletado e tratado, pois isso “reverte em saúde e também em um meio ambiente saudável e sustentável”.

Entre os anos de 2015 e 2016 foram realizadas abordagens domiciliares em cerca de 9.000 imóveis, localizados em municípios de Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra. O trabalho resultou no incremento de 27.093 ligações à rede de esgoto. Somente no ano de 2016, cerca de 55 milhões litros de esgoto deixaram de ser lançados in natura no meio ambiente.

Josiane afirma que durante as visitas é possível observar o comprometimento das pessoas em fazer a ligação à rede de esgoto. “Quando as pessoas percebem que não estão destinando esgoto para locais públicos, onde podem ser alvo de doenças, ou para os rios e praias, elas estão ajudando o próprio estado e a comunidade a ter mais saúde”, finaliza a assistente social.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade