Transparência
icon-transparencia
07/12/2018
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Modelagem da PPP de Cariacica é apresentada para empresas interessadas  

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) organizou na quinta-feira (6) um roadshow com investidores interessados no projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para ampliação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário do município de Cariacica (ES). O encontro é uma das etapas antes da publicação do edital pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Crédito: Jaqueline Machado

Os representantes das empresas tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre o modelo de PPP e conhecer os detalhes da modelagem proposta pelo Estado do Espírito Santo, que já tem um histórico de PPPs no setor – antes de Cariacica já foram concedidos os serviços de esgotamento sanitário em Serra e Vila Velha.

No evento, estavam presentes o poder concedente, que é a Prefeitura de Cariacica, representada pelo prefeito do município, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, conhecido como Juninho, e a Cesan, concessionária do serviço, com a equipe formada pelo presidente, Amadeu Wetler, o diretor Operacional, Luiz Cláudio Rodrigues, entre outros técnicos. A PPP é parte da solução para atender ao contrato de programa assinado pela Prefeitura, em setembro deste ano, que visa a universalização dos serviços na cidade.

Mais de 30 pessoas entre técnicos e representantes de empresa participaram do roadshow que teve na programação a apresentação de um panorama do Programa de Saneamento do BNDES e o projeto de PPP de Cariacica. Em seguida foram realizadas reuniões individuais de cerca de uma hora com os representantes para esclarecer as dúvidas de cada empresa interessada.

O presidente da Cesan disse que o evento deu confiança e mostrou transparência nos modelos documentos para a realização do negócio. “A Cesan apareceu para o mercado e o mercado avaliou que somos a maior oportunidade de investimento no setor de saneamento no país”, afirmou.

Universalização

O investimento será na ordem de R$ 778 milhões, para universalizar, em 10 anos, o acesso ao tratamento de esgoto no município. O arranjo para alcançar essa meta é a contratação da PPP mais um financiamento junto ao Banco Mundial para realizar as obras complementares nos sistemas Bandeirantes e Nova Rosa da Penha, abrangendo 19 bairros.

Crédito: Marlon Marques

A PPP irá beneficiar mais de 40 bairros de Cariacica com os recursos aplicados em ampliação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário, e também na substituição preventiva do parque de hidrômetros. Na solução de referência está prevista uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), ampliação da ETE Flexal e ETE Bandeirantes, a construção de 556 km de rede coletora de esgoto e a disponibilização de 72 mil novas ligações.

 

Saneamento no município

Cariacica já conta com uma cobertura de abastecimento por água tratada universalizada. Essa marca foi conquistada em 2009 e para acompanhar o crescimento da população e da cidade, desde então a Cesan tem mantido a universalização desse serviço com investimentos contínuos.

O serviço com coleta e tratamento de esgoto alcança, hoje, 46% da população de Cariacica. Quase 47 mil imóveis estão ligados na rede já implantada, o que corresponde a uma população de 129 mil pessoas. A Cesan coleta e trata cerca de 335 milhões de litros de esgoto por mês no município o que preserva o meio ambiente e a saúde dos moradores.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade