Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

05/12/2018

Moradores de Cariacica opinam sobre PPP no município

Mais de 80 pessoas entre moradores, vereadores, líderes comunitários e representantes da Prefeitura de Cariacica participaram, na terça-feira (4), da audiência pública para apresentação da Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, para universalizar o serviço esgotamento sanitário no município. O evento foi promovido pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) como uma das etapas para contratação do parceiro privado.

 

A abertura foi feita pelo presidente da Companhia, Amadeu Wetler, que falou da meta de universalização do tratamento do esgoto. “A Cesan está preparada para realizar a universalização. Em Cariacica, temos este investimento que virá junto com um parceiro da iniciativa privada e também os que serão feitos com recursos do Banco Mundial, para este já temos até empresa ganhadora”, afirmou.

 

Em seguida o vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio, destacou o ganho para o município com a parceria. “Cariacica possui seu Plano Municipal de Saneamento Básico, permitindo que o Governo do Estado possa executar esse importante projeto de saúde pública para Cariacica. Agradecemos à Cesan e ao Governo do Estado”, afirmou.

O diretor Operacional da Cesan, Luiz Cláudio Victor Rodrigues, falou sobre como os investimentos podem influenciar a vida dos cariaciquenses. “A PPP vai investir cerca R$ 778 milhões, beneficiando mais 40 bairros de Cariacica com mais saúde e qualidade de vida. O projeto vai garantir a cobertura de saneamento básico para todo o território de Cariacica”, disse.

O investimento será na ordem de R$ 778 milhões, para universalizar, em 10 anos, o acesso ao tratamento de esgoto no município. Os recursos serão aplicados em ampliação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário, e também na substituição preventiva do parque de hidrômetros. Na solução de referência está prevista uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), ampliação da ETE Flexal e ETE Bandeirantes, a construção de 556 km de rede coletora de esgoto e a disponibilização de 72 mil novas ligações.

 

O encontro foi realizado, das 19h às 21h, no Centro Cultural Municipal Frei Ubaldo, localizado na Av. Expedito Garcia, Campo Grande e contou com a participação dos moradores, representantes das comunidades, das associações de moradores e de ONGs.

 

Saneamento no município

Cariacica já conta com uma cobertura de abastecimento por água tratada universalizada. Essa marca foi conquistada em 2009 e para acompanhar o crescimento da população e da cidade, desde então a Cesan tem mantido a universalização desse serviço com investimentos contínuos.

 

O serviço com coleta e tratamento de esgoto alcança, hoje, 46% da população de Cariacica. Quase 47 mil imóveis estão ligados na rede já implantada, o que corresponde a uma população de 129 mil pessoas. A Cesan coleta e trata cerca de 335 milhões de litros de esgoto por mês no município o que preserva o meio ambiente e a saúde dos moradores.

Informações à Imprensa

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Márcia Brito – 2127-5106 / 99865-5690

Raquel d’Ávila – 2127-5073 / 999097311

Charley Fernandes – 2127-5022

comunica@cesan.com.br / www.cesan.com.br