Transparência
icon-transparencia
23/06/2017
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Moradores de Serra são capacitados pela Cesan

Turma InstaldorDezenove moradores de Serra finalizaram o curso de Noções Básicas de Instalações Hidráulicas e Reparos e estão prontos para prestar serviço de instalação de água e esgoto. O curso faz parte do trabalho de envolvimento das comunidades em atividades educativas e de qualificação na região das obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água dos balneários de Jacaraípe e Nova Almeida. As aulas foram lecionadas por instrutores do Senai, e a carga horária total oferecida foi de 80 horas. Na cerimônia de formatura a gerente de Meio Ambiente e Controle de Qualidade da Cesan, Elza Abreu, lembrou que as obras vão trazer mais segurança no abastecimento na região e que o curso é uma contrapartida da Companhia para os moradores. “Há um transtorno passageiro com as obras, mas os benefícios ficam. Um deles é essa formação, pois o conhecimento ninguém tira. Esperamos que ele possa ser bem utilizado e aplicado na comunidade”, disse.
A frentista Fátima de Souza fez o curso para abrir mais uma oportunidade de renda extra.
A frentista Fátima de Souza fez o curso para abrir mais uma oportunidade de renda extra.
A representante da financiadora do investimento, Caixa Econômica Federal, Geruza Curcio, lembrou que o trabalho social incluso no projeto apresentado no banco para conseguir o financiamento é solicitado para que a comunidade entenda a obra. “A Cesan faz esse trabalho para não faltar água para vocês, o trabalho social é para que a comunidade valorize o investimento e usufrua do benefício”, afirmou. A representante do outro importante parceiro na iniciativa, o Senai, Grasielle Andrade, elogiou o esforço dos alunos. “Sabemos da dificuldade de trabalhar e estudar e todos foram aprovados com louvor. Isso mostra o sucesso do curso. Esperamos que vocês continuem aprimorando pois educação profissional não pode parar”, aconselhou. Para Fátima de Souza, moradora de Serra, a vontade de aprender foi o que mais a motivou a fazer o curso. “Sou muito curiosa e gosto de aprender. Com o curso eu mesma vou conseguir resolver muitas coisas na minha casa e, se tiver oportunidade, posso prestar serviço e ter uma renda extra no orçamento”, festejou.
Rodrigo Campos vai utilizar os conhecimentos na casa dele e depois oferecer ao mercado.
Rodrigo Campos vai utilizar os conhecimentos na casa dele e depois oferecer ao mercado.
Já Rodrigo Campos, que é pintor automotivo, viu no curso uma chance de ampliar o conhecimento e ter mais um serviço para oferecer ao mercado. “De imediato vou utilizar o que aprendi na construção da minha casa, vai ser bastante útil, mas pretendo também prestar serviço com esse conhecimento”, explicou. Os alunos finalizam o curso capacitados para realizar serviços de instalação de água e esgoto, reparos em instalações hidráulicas, caixa d’ água, em caixa de descarga externa, desobstrução de ralos, entre outros. A cerimônia de formatura ocorreu na quinta-feira (22), em Serra. Além do certificado de conclusão, os formandos receberam um kit com nove itens básicos de ferramentas. Somando os da primeira turma, são mais 39 profissionais qualificados no mercado. Durante o curso os alunos aprendem a parte prática e também passam por formação social que envolve relacionamento no ambiente de trabalho, motivação pessoal, relacionamento interpessoal, comportamento profissional.  Recebem ainda conhecimentos sobre meio ambiente, segurança do trabalho, matemática básica, metrologia e tecnologia. Terceira turma As inscrições estão abertas para a próxima turma do curso de Noções Básicas de Instalações Hidráulicas e Reparos. O horário das aulas será de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, na 1ª Igreja Baptista de Jacarípe, no bairro Jardim Atlântico, em Serra. O curso é dividido em oito módulos. E em cada módulo, serão lecionadas as disciplinas abaixo:
  1. Formação Social – 4 horas
Ética Profissional; Relacionamento no Ambiente de Trabalho; Motivação Pessoal; Relacionamento Interpessoal; Comportamento Profissional; Noções de Liderança; Direitos do Consumidor; 2. Meio Ambiente –  4 horas Meio Ambiente e Educação Ambiental; Ecologia; Recursos Naturais; A Água; Poluição da Água; 3. Segurança Do Trabalho – 4 horas Noções de Condições e Meio Ambiente de Trabalho; Noções de Acidentes de Trabalho; Causas e Consequências; Prevenção a Acidentes do Trabalho; Noções de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo; 4. Matemática Básica – 4 horas Operações com Números Naturais (Soma, Subtração, Divisão e Multiplicação); Noções de Geometria (Perímetro, Áreas E Volumes); 5. Metrologia – 4 horas Sistema Métrico Decimal; 6. Desenho – 4 horas Noções Leitura e Interpretação De Projetos; 7.    Tecnologia Profissional – 20 horas Noções Básicas Sistema Predial de Água Fria; Noções de Força, Pressão e Vazão; Noções de uso de materiais em instalações de água quente; Noções básicas de tipos de sistemas para aquecimento de água; 8.    Noções de Prática Profissional – 36 horas Ferramentas e Instrumentos de Trabalho; Armazenamento e Transporte; Noções De Tubos e Conexões; Normas Técnicas de Instalações; Noções de Instalações de Água Fria e Esgoto; Noções de Reparos em Instalações Hidráulicas; Serrar e roscar tubos; Reparo em tubulação hidráulica externa e interna com tubo roscável e soldável; Retirar o ar da tubulação; Reparo torneira pingando; Reparo bóia de caixa d`água; Reparo em válvula de descarga; Limpeza e desobstrução de ralos; Reparo em caixa de descarga externa; Reparo em caixa de descarga acoplada;
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade