Transparência
icon-transparencia
18/10/2018
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Robô encontra 25 pontos suspeitos na rede de drenagem na região do Córrego Camburi

O robô que verificou se há lançamento de esgoto na rede de drenagem na região do Córrego Camburi, no bairro Jardim Camburi, encontrou 25 pontos suspeitos. A inspeção ocorreu durante o mês de setembro, quando foram mapeados 44 poços de visita e 1.200 metros de redes de drenagem. A iniciativa é uma das ações que estão em andamento para colaborar com a despoluição do Córrego, previstas no Termo de Compromisso Ambiental da Praia de Camburi.

Análises laboratoriais da água do rio, que é canalizado e passa por dentro do bairro, só reaparecendo no final da Praia de Camburi, apontaram para a possibilidade de haver lançamento não devido de esgoto na rede de drenagem, o que pode ser uma das causas da poluição do manancial. A partir de um estudo, foi possível delimitar a área do bairro para se realizar a inspeção. O procedimento consistiu em, após comunicar o município sobre o início dos trabalhos, utilizar um robô com uma câmera instalada que entra nas redes de drenagem para identificar se há ponto de lançamento de esgoto.

Segundo o gerente Metropolitano Norte da Cesan, Daniel Caulyt, é uma inovação que está sendo testada. “Dos 25 pontos que encontramos, oito já foram corrigidos na área do Atlântica Ville e dois não eram ligação de esgoto domiciliar. Outros 15 passarão pelo teste do corante para checagem e após isso, as obras para correção”, explica Caulyt. As análises laboratoriais da água no local onde o rio começa a ser canalizado e na sua foz continuam sendo feitas, para que após as correções possa haver um comparativo e identificar se houve melhora na qualidade.

A tecnologia do robô é utilizada em áreas onde todos os imóveis estão ligados na rede de coleta e tratamento, mas ainda se percebe presença de esgoto dentro da rede de drenagem de água da chuva. “A expectativa é que, após eliminar esses lançamentos de esgoto, a qualidade da água do Córrego Camburi melhore no ponto em que ele sai da drenagem no final da praia de Camburi”, explica o gerente.

Após análise dos resultados, a Companhia vai avaliar a expansão para outras áreas. “É um refinamento do trabalho de ligação dos imóveis na rede de tratamento de esgoto, um pente fino”, afirma o gerente.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade