Transparência
icon-transparencia
26/03/2015
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan explica de onde vem a água que bebemos  

  Ao abrir a torneira ou chuveiro, a água que chega às residências dos clientes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) já percorreu um enorme caminho do processo de tratamento. Doze quilômetros é a primeira das distâncias que o líquido percorre entre a estação de bombeamento de água bruta do Rio Santa Maria da Vitória até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Carapina – responsável por abastecer toda Serra, zona norte de Vitória e parte do município de Fundão.
O tratamento de água inicia e termina na própria Estação de Tratamento de Água  (ETA). Crédito:  Cesan Divulgação.
O tratamento de água inicia e termina na própria Estação de Tratamento de Água (ETA). Crédito: Cesan Divulgação.
A água vem por meio de adutoras – que são redes de grande porte –, e chega à ETA, imediatamente, passa pelo primeiro processo químico: o sulfato de alumínio. O produto tem a função de juntar todas as impurezas presentes na água para que sejam removidas mais facilmente por um dos seis filtros no processo.   Em todos eles, a Cesan possui os flocofiltros que condicionam a água e o ar em uma determinada pressão capaz de elevar as impurezas à superfície. Enquanto você lia este parágrafo, dois mil litros de água – em média – foram tratados pela Cesan neste momento.   O tratamento da água continua com a filtração do líquido através de camadas de carvão mineral e areia em diferentes espessuras até chegar a um dos dois reservatórios da Cesan. Cada um tem capacidade de armazenar 10 milhões de litros e, nesta etapa, a água recebe cloro, flúor e um corretivo para eliminar a acidez. A água armazenada é bombeada, por meio de uma elevatória, para todo o sistema de abastecimento até chegar a sua residência, durante 24 horas por dia.          
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade