Transparência
icon-transparencia
19/03/2015
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

De “engenhocas” a aplicativos: Cesan dá dicas de como economizar água e poupar o seu bolso

Você já pensou em utilizar água de chuva nas descargas da privada? E usar a água do ar condicionado para limpar a casa? O que parece ser mágica para uns já é realidade adotada por muitos clientes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), desde a maior crise hídrica que o Espírito Santo enfrentou. As ideias inovadoras para economizar vão desde aplicativos de celular até as criativas e tradicionais “engenhocas”, que possibilitam consumir menos e diminuir o valor da sua conta de água.  
Em apenas uma noite com o ar condicionado ligado, Cláudia armazena o suficiente para limpar a varanda de casa. Fonte: Facebook de Cláudia
Em apenas uma noite com o ar condicionado ligado, Cláudia armazena o suficiente para limpar a varanda de sua casa. Fonte: Facebook de Cláudia
A professora Cláudia Cruz, moradora da Serra, é um exemplo disso. Em apenas um mês ela conseguiu economizar em sua conta de água um total de R$ 141,05 entre janeiro e fevereiro. Como? A professora explicou que com apenas atitudes simples, como recolher a água da máquina de lavar e do ar condicionado para limpar calçadas, banheiro, varanda e o restante da casa, foi o suficiente para o seu valor na conta de água despencar. “É incrível como uso menos água ao lavar a varanda e mesmo assim fica tão limpo quanto antes”, comemorou.   Quem também economiza e muito em sua conta é o empresário Alaerte José Domingos, de Viana. Há seis anos ele incentiva seus vizinhos a pouparem água, por meio de instalação de uma cisterna que armazena a água da chuva do telhado do depósito de sua empresa. “São várias caixas, com capacidades variadas, que acumulam cerca de 90 mil litros de água para serem utilizadas em diversas atividades, como limpeza ou descarga de banheiro. A água da Cesan eu só utilizo em casos de necessidade”, contou.   O empresário está tão satisfeito com os valores de sua conta que implantou mais uma nova caixa de armazenamento com capacidade de 30 mil litros. “Já estou fazendo a limpeza da caixa e acredito que até a próxima semana ela estará pronta para uso. O importante é colocar a mão na massa agora com olho no futuro, pois senão a água pode faltar”, alertou.   Aplicativos e banho a seco de animais   A utilização da água também pode ser aplicada em outras atividades, além da limpeza da casa. Os animais de estimação também podem ser foco na economia ao adotar o “banho a seco” na higiene deles. Para isso, basta reservar um litro de água, meio copo de vinagre de álcool e uma colher de bicarbonato de sódio para deixar seu pet limpo.  O nosso banho também pode ser um momento de economia com o “chuveiro sustentável”, criado a partir de galão de água, mangueira de chuveiro e torneira de bebedouro.
As plataformas do Google Play e App Store possuem diversos aplicativos para economizar água, entre eles o Sai desse banho, Isso é da sua conta e Banho rápido. Fonte: Divulgação
As plataformas do Google Play e App Store possuem diversos aplicativos para economizar água, entre eles o Sai desse banho, Isso é da sua conta e Banho rápido. Fonte: Divulgação
  Para os mais moderninhos, uma dica são os aplicativos “sai desse banho”; “isso é da sua conta”; “banho rápido”; entre outros. Resumindo, eles cronometram seu tempo no banho e avisam sonoramente o momento certo de desligar o chuveiro, exceto o “isso é da sua conta” que monitora seu consumo com as informações no hidrômetro. Interessou? A melhor parte vem agora: são todos gratuitos no Google Play ou na plataforma IOS!   E o carro que é limpo com um copo de água? É simples, basta utilizar um shampoo especial para lavagem, 400 ml de água, um borrifador e dois panos de micro fibras para seu carro ficar impecável. Para facilitar a vida dos motoristas no momento de limpar o automóvel, o projeto Lavamos Nós desenvolveu uma cartilha didática e um vídeo para ajuda-lo na missão.   Mais dicas   A Cesan também reuniu uma série de dicas fáceis para serem implantadas na rotina para ajudar o meio ambiente. São elas:  
  • Vazamentos: fazer manutenção em torneiras, boias de caixa, registros, entre outros. Essas atitudes podem representar 25% do consumo de água.
 
  • Vaso sanitário: descargas representam 25% do consumo doméstico. Seu uso precisa ser moderado. Regule periodicamente a válvula ou caixa de descarga e nunca jogue lixo no vaso. Programe-se para instalar o vaso com caixa acoplada e regulador de água.
 
  • Prefira torneiras com dispositivos que economizam água: torneiras de fechamento automático permitem uma redução de até 55% no consumo de água; torneiras eletrônicas de abertura e fechamento automático por sensor (que libera a água ao detectar a aproximação das mãos) e dispositivos arejadores para torneiras (limita a vazão de água).
 
  • Os chuveiros dos banheiros também podem ter a vazão controlada. Usar restritores de vazão para duchas reduzem o consumo em aproximadamente 10 litros por minuto.
 
  • Molhe as plantas com regador.
 
  • Só abra a torneira quando for enxaguar: seja no banho, lavando louça ou roupa.
 
  • Não lave a fachada, nem varra a calçada com a mangueira.
 
  • Para lavar o carro, utilize balde e água de reuso.
 
  • Evite banhos demorados.
 
  • Deixe a roupa acumular e lave todas de uma só vez.
 
  • Piscinas expostas ao sol e a ação do vento perdem água por evaporação, deixá-las cobertas quando não estão em uso reduz as perdas.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade