Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

20/10/2014

Pesquisador da Flórida visita Bacia do Rio Mangaraí

Rio MangaraiEntre os dias 17 e 30 de outubro a Bacia do Rio Mangaraí receberá a visita do Dr. Nicholas Ward, pesquisador da Universidade da Flórida, EUA, a convite da Cesan. O objetivo é treinar os interessados no uso de amostradores automáticos e kit de determinação de sedimentos na região.

Os amostradores automáticos vão coletar uma amostra diária do rio em período seco e de oito a quatro amostras em períodos chuvosos. A intenção é realizar o monitoramento por 12 meses em um ponto do Rio Mangaraí e um do Rio Santa Maria, com equipamentos da Universidade de Washington que já estão disponíveis em Vitória.

Os resultados das análises podem ajudar na identificação da origem e história do sedimento dos rios estudados, os locais de erosão, bem como a presença de esgoto.

Projeto Mangaraí

Tem como objetivo articular esforços e ações para reduzir os sedimentos presentes no curso d’água desse rio, ampliando a quantidade e qualidade do recurso hídrico que utilizamos na Grande Vitória. Para isso serão feitas ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região, como parte da iniciativa do Governo do Estado chamada Programa das Águas e Paisagens.

O Rio Mangaraí é um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória que, por sua vez, é responsável pelo abastecimento de água em grande parte da Região Metropolitana de Vitória. A Bacia hidrográfica do Rio Mangaraí totaliza 17.400 hectares, sendo que 87% da sua área fica no município de Santa Leopoldina e 13% no de Cariacica.

Entidades participantes do Projeto

Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Sedurb – Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano

Seag – Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca

Seama – Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Iema – Instituto Estadual de Meio Ambiente

Arsi – Agência Estadual de Recursos Hídricos

Idaf – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal

IJSN – Instituto Jones dos Santos Neves

Ministério Público Estadual

Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina e Cariacica

Organizações de Agricultores

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

José Maria Souza

2127-5071/99865-5690

Raquel d’ Ávila

2127-5076/99909-7311

Texto: Karolini Lisboa

www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

www.cesan.com.br

comunica@cesan.com.br

www.twitter.com/DavidGota_

www.twitter.com/McH2O

www.facebook.com/poupeagua