Será realizada na próxima quinta-feira (22) a 1ª Reunião Pública do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente. O evento é aberto ao público e vai contar com a participação de representantes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que ocupa a Secretaria Executiva do Comitê. A reunião acontece das 8h às 12h30, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Rua Antônio Cláudio Gaigher, 87, no Bairro Parque Residencial, em Alfredo Chaves.
O objetivo do encontro é apresentar ao público os resultados do primeiro diagnóstico da situação atual da bacia do Rio Benevente e o prognóstico das demandas hídricas. Também serão coletadas contribuições para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos. Na reunião, os participantes poderão fazer sugestões de ações e intervenções na bacia, além de contribuir com a construção de cenários futuros para sua utilização.
Também vão participar do encontro, representantes de órgãos públicos, iniciativa privada, sindicatos, cooperativas, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações comunitárias, instituições de ensino superior e de fomento ao turismo, consumidores industriais e comerciais, entre outros.
A Cesan é representada no Comitê de Bacia do Rio Benevente pelo gestor do Polo de Água da Empresa em Guarapari, Marcos Oliveira, e pela tecnóloga em saneamento Karoline Alves. Segundo Oliveira, a Cesan contribuiu com a elaboração do diagnóstico fornecendo dados sobre a vazão de água captada para abastecimento, população total atendida, outorgas da Companhia, entre outras informações.
“Para a Cesan, é muito importante a atuação do Comitê de Bacia do Rio Benevente, pois contribui para o planejamento de longo prazo da Empresa e orientação dos investimentos futuros, que vão garantir o abastecimento de água de qualidade, acompanhando o crescimento da população”, explica Oliveira.
A Cesan mantém representação como patrocinadora e usuária nos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) do Espírito Santo, que atuam no gerenciamento e monitoramento das bacias hidrográficas do Estado, com atuação deliberativa e normativa. A Companhia tem representantes também no Conselho Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, nos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e em câmaras técnicas onde são realizados debates e propostas de políticas de meio ambiente e recursos hídricos.
Comitês de Bacia
Os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A composição diversificada e democrática dos Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos. Suas principais competências são: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Charley Fernandes
2127-5022/9962-3973
www.cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua