Transparência
icon-transparencia
23/03/2012
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

23ª edição da Descida Ecológica do Rio Jucu acontece neste domingo (25)

Estação Estação de Tratamento que capta água do Rio Jucu e abastece um milhão de pessoas Com o tema Pela Criação da Agência de Água, a 23ª edição da Descida Ecológica do Rio Jucu se aproxima. Os interessados em participar do evento que visa o fortalecimento e a conscientização ambiental, por meio da preservação, já podem começar a se preparar. O evento será realizado no próximo dia 25 (domingo). Este ano, serão 20 quilômetros de descida.


A concentração acontecerá na praça da Barra do Jucu com saída a partir das 8 horas em direção a Jucuruaba (antiga fábrica da Antártica), em Viana, de onde será dada a largada às 10 horas. As inscrições poderão ser feitas nos dois locais. O momento será registrado por fotos e filmagens que servirão de base para registro e posteriores estudos.

Pensando na segurança e bem estar dos participantes, o uso de colete salva-vidas será obrigatório, e as embarcações serão acompanhadas pela Capitania dos Portos, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que sempre apoiam o evento.

O evento é realizado pela Associação Barrense de Canoagem (ABC) e Instituto Ecobacia, com o apoio da Cesan, Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e da Prefeitura Municipal de Viana.

O Rio Jucu é responsável pelo abastecimento de água de 60% da população da Grande Vitória (Vila Velha, Viana, Cariacica e Vitória). Por isso, a importância de se preservar o recurso natural, e conscientizar para que ele não seja ainda mais poluído e assoreado.

Rio Jucu

A bacia do Rio Jucu está totalmente incluída no estado do Espírito Santo. O braço sul do Rio Jucu nasce na Região Serrana do Estado, mais especificamente em Pedra Azul, distrito de Domingos Martins, a 90 km do mar. Já a nascente do braço norte fica na Serra do Castelo. É um rio com 166 km de extensão, possui volume médio de água, sendo rápido nos trechos iniciais e com corredeiras constantes, muito utilizado para a prática de rafting. O rio deságua no Oceano Atlântico na Barra do Jucu, em Vila Velha.

Seu encontro com o oceano em período de maré alta provoca uma pequena pororoca. É um rio histórico, que serviu às primeiras investigações do sertão capixaba e permitiu o desbravamento do interior dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana. O Rio Jucu recebeu esse nome através dos índios, para os quais jucu é uma árvore de canela.

Dentre os principais benefícios trazidos pela bacia do rio, destacam-se a geração de energia elétrica, desenvolvimento industrial, irrigação de lavouras, turismo, pesca e abastecimento de água. Já os principais problemas enfrentados pela Bacia do Rio Jucu são assoreamento, esgotos, desmatamento, queimadas, erosão, agrotóxicos e ocupação das margens do rio.

Texto: Kárita Iana – Prefeitura de Vila Velha

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Raquel d' Ávila
2127-5077/9909-7311
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade