Transparência
icon-transparencia
Presidente da Cesan, Sandra Sily, dá boas-vindas às lideranças. Foto: Jaqueline Sathler
Presidente da Cesan, Sandra Sily, dá boas-vindas às lideranças. Foto: Jaqueline Sathler

“Têm muitas iniciativas que a gente não sabia, não conhecia com tanta amplitude. Com o evento a gente apreende as informações, interage, e levamos o que conhecemos para a comunidade”, avalia Washington Luiz, diretor do Movimento Comunitário do Bairro do Romão, Vitória.

Washington foi uma das 94 lideranças que participaram do encontro promovido pela Cesan para debater o Programa de Gestão Integrada das Águas e Paisagem, iniciativa do Governo do Estado para coordenar o uso dos recursos hídricos e do solo.

Para falar sobre água e esgoto, a Companhia convidou um dos maiores especialistas do país em saneamento, o professor e coordenador do Laboratório de Hidrologia da COPPE/UFRJ, Paulo Canedo. Canedo falou sobre o tema “Água no Mundo e no Brasil”, explicitando a quantidade de água no planeta e também sobre a qualidade do

Professor Paulo Canedo, especialista em saneamento fez palestra sobre importânica dos serviços de água e esgoto. Foto: Jaqueline Sathler
Professor Paulo Canedo, especialista em saneamento fez palestra sobre importânica dos serviços de água e esgoto. Foto: Jaqueline Sathler

saneamento no planeta. Ao apontar o Brasil no mapa, ressaltou: “somos fortes na força da água e fortes no inimigo da água: a falta de saneamento. É preciso que vocês conheçam como e quanto custa o serviço”.

O professor, ao abordar o assunto, ensinou didaticamente como é o afastamento de esgoto para que não ocorra a degradação ambiental dos corpos hídricos receptores. E ensinou, “devemos vencer o egoísmo porque a nossa casa limpa não pode significar rios, lagos e mares sujos. Se não ligarem seus imóveis à rede de esgoto e não convencerem os vizinhos a fazer o mesmo, não vamos conseguir mudar esta realidade. Não são só as empresas e órgãos de saneamento que devem identificar os problemas. A questão precisa do olhar de todos!”, finalizou.

O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, falou com mais detalhes sobre o programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, sobre os investimentos da Companhia e os resultados do Se Liga na Rede. “O Governo está captando junto ao Banco Mundial R$ 337 milhões para implantar o programa. Os recursos serão investidos em esgotamento sanitário nas regiões da Bacia do Rio Jucu e Santa Mari, além de sete municípios do Caparaó”, falou.

Tozi disse ainda que, em um ano e dez meses do programa Se Liga na Rede, mais 55 mil unidades residenciais foram ligadas na rede de tratamento de esgoto da Cesan. “Isso possibilita que 35 milhões de litros de esgoto por dia deixem de ser lançados no meio ambiente sem tratamento. Esse é o nosso maior resultado”, comemorou.

Já a gestora de Relações com a Comunidade, Wanusa Santos, apresentou os resultados da pesquisa de satisfação feita com as lideranças durante o 3º Encontro, em 2012, e as iniciativas tomadas pela companhia para atender às demandas levantadas. “Um procedimento que estamos adotando é, a partir de dezembro, enviar os avisos de paralisação do abastecimento por torpedo para as lideranças dos bairros, assim ganhamos agilidade”, finalizou.

Mais de 130 pessoas participaram do encontro. Foto: Jaqueline Sathler
Mais de 130 pessoas participaram do encontro. Foto: Jaqueline Sathler

O evento contou também com a presença da presidente interina da Cesan, Sandra Sily, da diretora de Relações com o Cliente, Antonina Sily Vargas Zardo, do Ouvidor da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi), Otávio Corrêa de Meireles Filho; e 43 técnicos e gestores da companhia. O 4º Encontro teve como objetivo aproximar os gestores da empresa das comunidades, discutir e qualificar a sociedade civil para responder e intervir em assuntos relacionados aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de apresentar os novos investimentos em andamento e previstos até 2014.

Sandra Sily falou sobre a importância de  envolver a comunidade trazendo seus representantes para o debate quanto aos desafios para 2014. A presidente falou da programação de investimentos para atender as demandas. E pediu a parceria de todos quanto ao entendimento de que obras, como troca de redes ou ampliação de redes de abastecimento, causam transtornos, mas trazem benefícios para a população. “Hoje, antes de dar início às obras, estamos informando sobre as intervenções. E esta parceria com os líderes é importante.” E deu ênfase à fiscalização das pavimentações nas ruas, pedindo ajuda de todos. “Sempre exigimos um bom trabalho. E se assim não é executado, tem que ser refeito até ficar com padrão de qualidade, sem ônus para a empresa ou a população”, frisou.

 

Marcos dos Santos, coordenador da  Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes), disse que era um orgulho participar mais uma vez do Encontro promovido pela Cesan, que já está no calendário das lideranças comunitárias. Marcos falou da qualidade da água da Companhia, comparada com a de outros Estados, e observou que todas as lideranças têm uma participação importante nisso, pois se ajudam a conscientização das comunidades para se ligar na rede, não deixando esgoto vazando a céu aberto, cuidam do meio ambiente. “Assim o ciclo de captação até a entrega ao cliente mantém o padrão de qualidade, em sabor, principalmente”, concluiu.

Informações ao cliente:

115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Raquel D’Ávila

2127-5076/9909-7311

www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_

www.twitter.com/McH2O

www.twitter.com/Liganarede

www.facebook.com.br/poupeagua

www.facebook.com.br/seliganarede

 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade