Transparência
icon-transparencia
06/03/2024
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan avança na contratação rumo ao tratamento de esgoto para reúso em siderúrgica

Imagem ilustrativa

Na edição desta quarta-feira (06) do Diário Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), foi publicada a homologação da licitação para construção, operação e manutenção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR). A ação tem como foco o tratamento de esgoto sanitário para reúso na siderúrgica ArcelorMittal. O próximo passo é a assinatura de contrato com o Consórcio GS Inima – Tubonews.

O Consórcio, representado pela corretora Sita, foi vencedor do leilão internacional realizado na B3, em São Paulo, em janeiro, ao apresentar uma proposta com desconto de 25% sobre a tarifa e uma outorga de 13% sobre a receita líquida.

O projeto em questão prevê a construção de uma EPAR com capacidade para transformar 300 litros por segundo de esgoto sanitário em água de reúso destinada a fins industriais. Inicialmente, a ArcelorMittal será a principal beneficiária desse processo, mas conversas com outras grandes empresas como Vale e Suzano já estão em andamento, indicando possíveis expansões e benefícios adicionais para a região.

O valor estimado do contrato é de R$ 2,24 bilhões, correspondente à soma simples das receitas durante a vigência da concessão. Esta ação do governo beneficiará não apenas a siderúrgica, mas também os moradores dos bairros da zona norte da capital Vitória, além de seis bairros da Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade