Início » Notícias Cesan » Cesan inaugura Estação de Tratamento de Ibatiba e antecipa universalização do esgotamento sanitário no município
Na manhã desta sexta-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ibatiba, que permitirá a antecipação em sete anos da universalização do acesso ao esgotamento sanitário no município. Ainda durante a solenidade, foi assinada a ordem de serviço para melhorias no abastecimento de água da comunidade de Santa Clara. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande; do presidente da Cesan, Munir Abud, e de toda a diretoria da Companhia.
O investimento total na nova ETE foi de R$ 29.4 milhões, que vai beneficiar mais de 15 mil habitantes dos bairros Soniter, Bela Vista, Novo Horizonte, Centro, Brasil Novo, São José, Ipê, Boa Esperança, Floresta I, Floresta II, São Sebastião, Trocate, Vila Nova e Lacerda Sodré de Assis. A capacidade da nova estação é de tratar 32,5 litros por segundo, garantindo um tratamento eficiente e abrangente do esgoto.
Além da ETE, foram realizadas importantes obras complementares, incluindo a construção de 43 mil metros de rede coletora e a implementação de 4.156 ligações domiciliares, reforçando o compromisso da Cesan com o saneamento básico e a qualidade de vida da população.
“Essa é uma conquista significativa para a comunidade de Santa Clara e para toda a cidade de Ibatiba. O acesso à água potável e o tratamento adequado do esgoto são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida das pessoas. Estamos comprometidos em oferecer serviços de qualidade e em contribuir para o progresso da região. Assim vamos alcançando a universalização dos serviços, estabelecidos pelo novo marco do saneamento”, afirmou Munir Abud.
Melhoria no abastecimento de água
Ainda durante o evento, foi autorizada o início das obras de melhoria do Sistema de Abastecimento de Água da localidade de Santa Clara, também em Ibatiba. O Projeto consiste em adequar e ampliar a casa de operação da ETA Santa Clara, atendendo a uma nova concepção do sistema, que é de um abastecimento por poço artesiano. Cerca de 2 mil habitantes serão beneficiados diretamente, com um investimento de R$ 1.8 milhão.