A Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) instalou, na última semana, uma unidade móvel de ultrafiltração na Estação de Tratamento de Água (ETA) Barra do Sahy, em Aracruz. O investimento, de aproximadamente R$ 8 milhões, vai permitir um incremento de 30 litros por segundo na vazão de água tratada, garantindo maior segurança e conforto operacional durante o verão, período de maior consumo na região.
A ultrafiltração é um processo moderno de separação em que a água bruta do rio passa por um material poroso capaz de reter partículas finas, patógenos e turbidez, resultando em água potável que atende aos padrões de qualidade exigidos por lei. Essa é a terceira ETA Modular implantada pela Cesan no Espírito Santo, ampliando a estratégia de reforço do abastecimento em pontos de maior necessidade.
Extremamente compacta, a unidade foi configurada dentro de um contêiner e instalada em apenas uma hora. A operação contou com o apoio da guarda municipal, que atuou para garantir a segurança dos transeuntes durante o içamento do equipamento.
O presidente da Cesan, Munir Abud, destacou as vantagens da tecnologia: “A ultrafiltração é um recurso de ponta, que traz agilidade na instalação, eficiência no tratamento e maior confiabilidade no abastecimento. Essa unidade móvel poderá ainda ser remanejada conforme a necessidade, reforçando nossa capacidade de resposta em períodos de maior demanda.”
Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade