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14/03/2024
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Com foco em ESG, Cesan envia relatório por SMS, reduz emissões e melhora condições de trabalho

A partir desta quinta-feira (14) a Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) começa a enviar aos clientes mensagens de SMS com link para baixar o Relatório Anual da Qualidade da Água distribuída pela empresa em 2023. Os relatórios também estão disponíveis por meio de um QR code impresso na conta de água. Basta clicar no link do SMS ou apontar a câmera do celular para o QR code para baixar o relatório. Além de atender a determinação do decreto federal 5.440/2005, a entrega dos relatórios em formato digital reduz emissões de carbono e melhora condições de trabalho. Os documentos também estão disponíveis na Agência Virtual, acessível em www.cesan.com.br.

De acordo com a coordenadora de comunicação da Cesan, Desiery Marchini, a medida é resultado do enfoque das ações de comunicação da empresa em ESG, sigla do inglês que se traduz em práticas Ambientais, Sociais e de Governança sustentáveis. “O envio dos relatórios é uma obrigação legal e vislumbramos uma oportunidade no cumprimento dessa determinação. Utilizar o formato digital, reduzindo o uso do papel e consequentemente a nossa emissão de carbono. E além de poupar R$ 600 mil por ano com impressão, melhoramos as condições de trabalho dos leituristas, reduzindo o peso que carregam para exercício das suas atividades. Isso é a essência do ESG, encontrar oportunidades para preservar o ambiente, cuidar das pessoas e promover ganhos econômicos para a empresa”, explica.

Segundo o gerente comercial da Cesan, Ozeas Gomes Fontana, a medida foi uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação da empresa e é resultado de uma parceria interna com as gerências Comercial e de Tecnologia da Informação. “A partir da proposta da área de comunicação, nos mobilizamos para operacionalizar a entrega dos relatórios em formato digital e os resultados foram melhores do que esperávamos, pois também reduzimos o tempo de entrega dos documentos para os clientes”, acrescenta.

Até o ano passado, o Relatório Anual da Qualidade da Água era produzido em papel e entregue de porta em porta pelos leituristas. Como são cerca de 620 mil relatórios distribuídos anualmente, os folhetos, levados em uma bolsa tira colo, tornavam-se um peso extra a ser carregado pelos trabalhadores. A entrega dos relatórios em formato digital, por SMS e QR code na conta, promove conforto e melhora as condições para a atividade desses profissionais. Estima-se ainda que, com a economia de papel, a Cesan deixa de emitir 6,2 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) na atmosfera, promovendo ganhos ambientais e contribuindo para a redução do aquecimento global.

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