26/05/2025

ES pode ter a primeira região metropolitana a ser universalizada no país

O presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e Vice-presidente Regional Sudeste da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Munir Abud, participou nesta segunda-feira (26) do painel “Diálogo Setorial 01 – Empresas Estaduais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário: As grandes transformações com PPPs, privatizações e concessões, e as perspectivas da universalização do acesso aos serviços”, realizado durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O evento, que acontece de 25 a 28 de maio na capital federal, reúne especialistas, autoridades e profissionais do setor para discutir os principais desafios e avanços do saneamento no Brasil, sob o tema central “Saneamento para quem não tem – inovar para Universalizar!”. Durante o painel, Abud compartilhou as experiências bem-sucedidas da Cesan em modelos de parceria com o setor privado, destacando como essas iniciativas têm contribuído para acelerar os investimentos e a expansão dos serviços no Espírito Santo.

“No próximo mês de junho vamos dar um passo largo rumo à universalização no Espírito Santo, com leilão dos serviços de esgotamento sanitário de 43 municípios capixabas. Essa operação vai antecipar em sete anos o acesso pleno aos serviços de saneamento básico na Região Metropolitana da Grande Vitória”, destacou.

A subconcessão firmada recentemente pela Cesan para construção de uma estação de água de reuso para fins industriais, também foi destaque no painel. “Essa modelagem inovadora que combina o conhecimento e a estrutura pública com a eficácia e o investimento de recurso privado se tornou atrativa para os mais diversos players. Na Cesan, temos duas grandes indústrias como parceiros-privados”, enfatizou Abud.

Nesse contexto, a Cesan se destacou pela capacidade de estruturar projetos atrativos para o setor privado sem perder o controle público sobre os serviços essenciais. A antecipação da universalização na Região Metropolitana da Grande Vitória em sete anos em relação ao prazo nacional foi um ponto de relevância no painel.

Sobre o Congresso

O 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela ABES, é considerado o maior evento do setor no país. Com o tema “Saneamento para quem não tem – inovar para Universalizar!”, a edição de 2025 reúne mais de 5 mil participantes, incluindo especialistas, gestores públicos, empresários e acadêmicos.

Além dos painéis temáticos, o evento conta com a FITABES 2025 (Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental), espaços para startups e inovação, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos.

O congresso segue até o dia 28 de maio, com uma programação diversificada que aborda temas como mudanças climáticas, transição energética, gestão de resíduos sólidos, recursos hídricos e tecnologias inovadoras para o setor de saneamento.

 

Confira abaixo links para matérias sobre parcerias já formalizadas:

Cesan realizará leilão bilionário para universalizar o tratamento de esgoto em 43 municípios capixabas

Cesan e ArcelorMittal assinam doação de terreno para estação de produção de água de reúso

 

Governo do Estado e Vale firmam parceria para fornecimento de água de reúso para unidade Tubarão

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade