Transparência
icon-transparencia
26/05/2023
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Manutenção programada pela Cesan envolve 295 técnicos e investimento de R$ 2,3 milhões

Para garantir a continuidade do abastecimento para a população, periodicamente a Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) realiza manutenções programadas nos sistemas de produção e distribuição de água. Neste sábado (27) será realizada manutenção no Sistema Jucu, um dos maiores da empresa e que atende a cerca de 600 mil pessoas em 259 bairros nos municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória.

O investimento total na execução dos serviços de manutenção é de R$ 2,3 milhões de reais e vai envolver 295 técnicos da Cesan e de empresas parceiras prestadoras de serviços. Os trabalhos terão início às 4h30 da manhã com previsão de encerramento às 17 horas. Após a conclusão dos serviços o abastecimento é normalizado gradativamente primeiro para os imóveis próximos às estações de bombeamento e nas áreas mais baixas das cidades e em seguida para os imóveis localizados nas regiões mais elevadas e nas extremidades das redes de distribuição.

Segundo Munir Abud, presidente da Cesan, as manutenções planejadas aumentam a confiabilidade no sistema de abastecimento. “No sistema Jucu vamos realizar melhorias no processo de tratamento, com limpeza dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vale Esperança, vamos melhorar a proteção elétrica e implantar redundância em equipamentos elétricos de potência. Isso significa que se um equipamento falhar existe outro, já instalado, que entra em operação imediatamente evitando que o abastecimento seja interrompido de forma emergencial para a população”, explica.

Entre os serviços está a instalação de novos transformadores estações de bombeamento

Entre os serviços que serão realizados haverá a substituição de transformadores de potência, substituição de cabos e válvulas em estações de bombeamento e na ETA Vale Esperança. Serão instalados ainda novos relés de proteção microprocessados e cabos de proteção elétrica em estações de bombeamento de grande porte, além de intervenção em uma adutora de um metro de diâmetro na avenida Lindemberg.

A Cesan produz anualmente mais de 250 bilhões de litros de água. Para isso a empresa conta com 92 estações de tratamento que atendem a 53 municípios do Espírito Santo onde a empresa atua. Para fazer toda essa água chegar às torneiras nas residências a companhia tem mais de nove milhões de metros de redes, 422 estações de bombeamento e 266 reservatórios de grande porte com capacidade para armazenar ao todo 192 milhões de litros de água. As manutenções planejadas garantem o funcionamento contínuo de toda essa infraestrutura.

Confira a lista de bairros.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade