Início » Notícias Cesan » Projeto de água de reuso da Cesan para fins industriais é apresentado em evento em São Paulo
A medida reforça o compromisso da empresa com a gestão hídrica do Estado.
O projeto de água de reuso para fins industriais desenvolvido pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) foi apresentado na manhã, desta quarta-feira (04), na 2° Edição do Municipal Best Practices, que acontece em São Paulo. O evento é realizado pela DuPont, empresa que atua no desenvolvimento de soluções inovadoras.
O trabalho foi apresentado pelo diretor Operacional da Cesan, Thiago Furtado, que estava acompanhado do presidente da Companhia, Munir Abud; da diretora de Engenharia e Meio Ambiente Kátia Côco, e do diretor de Relações Institucionais, Júnior Abreu.
O projeto de Água de Reuso a partir de esgoto doméstico está sendo desenvolvido em parceria com a ArcelorMittal, que já doou o terreno para a construção de uma nova Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR) para fins industriais.
“A nova estação terá capacidade de produzir um volume de água de reuso de 720 m³/h, o que equivale a 300 l/s. Em uma iniciativa inédita, ficou acordado entre a empresa e o Governo do Estado que este volume de água produzido a partir do tratamento de esgoto será adquirido pela ArcelorMittal e utilizado para fins industriais”, afirmou o diretor.
O presidente da Cesan, Munir Abud, enfatizou que a nova estação permitirá poupar a captação de água do Rio Santa Maria da Vitória, além de proporcionar uma destinação para a água de reuso. “Esses 300 litros por segundo dariam quase 3.800 piscinas olímpicas por ano que deixam de ir para natureza e passam a ter uma destinação nobre”, enfatizou.
A medida reforça o compromisso da empresa com a gestão hídrica do Estado, já que vai reduzir ainda mais a quantidade de água do Rio Santa Maria da Vitória utilizada pela produtora de aço, disponibilizando um volume maior do recurso para a população.
O evento em São Paulo foi destinado a representantes de instituições públicas de todo o país que utilizam novas tecnologias nas ações de saneamento, além de empresas de Engenharia, de forma a proporcionar a troca de experiências.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial Cesan
Desiery Marchini / Charley Fernandes / Mirela Marcarini
27 2127 5074