Início » Notícias Cesan » Investimento da Cesan universaliza serviço de esgoto na sede de Santa Leopoldina
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta terça-feira (10), em Santa Leopoldina, na microrregião Central Serrana, para a entrega de obras e o anúncio de novos investimentos. Foram entregues à população o novo campo Bom de Bola na comunidade do Moxafongo e a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), que permitirá a universalização do serviço na Sede do município.
“Nunca antes na história, Santa Leopoldina recebeu tantos investimentos do Governo do Estado. Temos obras importantes na comunidade de Nove Horas, como a escola estadual e em breve o posto avançado dos Bombeiros. Além disso, a pavimentação de 14 trechos rurais na Bacia do Rio Mangaraí está quase ficando pronta e retornaremos para inaugurá-la. Temos ainda diversos calçamentos rurais em parceria com a Prefeitura e com a Assembleia Legislativa. O governo tem uma equipe que sabe trabalhar e o Estado organizado nos dá a capacidade de realizar cada vez mais entregas”, afirmou o governador.
O prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer, destacou a parceria com o Governo do Estado para alavancar o desenvolvimento local. “O Fundo Cidades (programa de transferência estadual fundo a fundo) é um instrumento importantíssimo para realizarmos os projetos e captar recursos. Para nós que temos muitas encostas (em áreas de risco), é um dos projetos prioritários para nós. Quero externar nossa gratidão ao governador e a toda equipe de Governo que está nos ajudando a tocar nossas obras no município”, disse.
Durante a agenda, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Leopoldina, com investimento de R$ 19 milhões. A ETE tem capacidade para tratar 777 mil litros de esgoto por dia, atendendo aos padrões mais rigorosos de qualidade e dando a maior contribuição para a despoluição do Rio Santa Maria da Vitória na região, que passa pelo município de Santa Leopoldina.
A obra permitirá a universalização do serviço de esgoto na Sede do município. Ao todo, 1.437 imóveis foram ligados de forma gratuita à rede da Cesan, beneficiando 2.836 moradores. Hoje, o município já conta com o serviço de abastecimento de água universalizado. A ação faz parte do esforço da Companhia para atingir a universalização da coleta e tratamento do esgoto.
“Na Região Metropolitana, por exemplo, pretendemos atingir a meta até 2026, sete anos antes do prazo estipulado pelo novo marco regulatório do saneamento. Estamos fazendo um aporte de investimentos robusto no setor, que ultrapassa os R$ 4 bilhões, com obras em todo o Estado até 2027”, comentou o presidente da Cesan, Munir Abud.
Também prestigiaram o evento o diretor Administrativo e Comercial, Rafael Grossi; o diretor de Relações Institucionais, Junior Abreu, e a diretora de Engenharia e Meio Ambiente, Kátia Côco, além de assessores, gerentes e demais empregados da Companhia.
Clique aqui e assista ao vídeo sobre os investimentos da Cesan no Espírito Santo.