Estação de Tratamento de Água Cobi, em Vila Velha Pesquisa realizada pelo Instituto Futura apontou que, de uma maneira geral, 82,6% da população da Região Metropolitana da Grande Vitória avalia como ótimo ou bom o fornecimento de água tratada em suas residências. Esse número sobe para 86% no interior.
A pesquisa é realizada anualmente para a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) como forma de monitorar a qualidade dos serviços. Além do fornecimento de água, são avaliados outros 16 aspectos do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto, como reparo de vazamentos, pressão da água, entre outros, compondo o Índice Geral de Satisfação do Cliente da Cesan (ISC), que atingiu 67,8%, considerado próximo à excelência para o setor de serviços públicos.
Na Região Metropolitana da Grande Vitória foram realizadas 1.914 entrevistas face a face e outras 1.107 no interior. Os dados foram coletados entre 13 de dezembro de 2011 e 4 de janeiro de 2012 e, após divulgados após análise e tabulação pelo Instituto Futura.
O método utilizado pela pesquisa é bastante simples. O entrevistado atribui graus de importância para um conjunto de indicadores dos serviços da Cesan. Em seguida, faz a avaliação desses atributos.
Além dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, a pesquisa também avalia o atendimento ao público. Dos clientes que foram atendidos nos escritórios presenciais da Cesan na Região Metropolitana da Grande Vitória, 74,8% avaliaram positivamente. No interior esse índice sobe para 85,1%. Por sua vez, 54,8% dos clientes que utilizaram o atendimento pelo telefone 115 avaliaram como ótimo ou bom.
Novidade
Além do público residencial, este ano a Cesan também avaliou a qualidade dos serviços prestados para comércios, indústrias e para o setor público, como escolas, hospitais, delegacias e outros.
Devido às características desses clientes, as entrevistas foram realizadas por telefone e, dos 1.819 entrevistados, 84,2% avaliaram, de maneira geral, como ótimo ou bom o fornecimento de água nos estabelecimentos. Já o Índice Geral de Satisfação do Cliente atingiu 67,28% na Região Metropolitana da Grande Vitória e no Interior.
O atendimento nos escritórios presenciais da Cesan foram avaliados como ótimo ou bom por 75,4% dos entrevistados que utilizaram o serviço. Já o atendimento pelo telefone 115 foi avaliado positivamente por 60,2% dos usuários.
Campanha Poupe Água
A pesquisa também verificou a percepção sobre a campanha educativa Poupe Água, Poupe a Natureza, veiculada anualmente pela Cesan para promover a economia de água e a redução do desperdício. Quase a totalidade dos clientes residenciais da Região Metropolitana da Grande Vitória (96,8%) e do Interior (94,7%) consideram importante a iniciativa de fazer a campanha.
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