Transparência
icon-transparencia
01/11/2007
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Abastecimento de água em Guarapari é reforçado neste final de semana

fotoetaguarapari.jpgA Cesan ampliou a capacidade de produção de água de 160  para  270 litros por segundo na captação que está em operação no rio Benevente, em Anchieta, para reforçar o abastecimento de água em Guarapari e atender à demanda neste final de semana prolongado. O rio Benevente, a 18 quilômetros de Guarapari, está sendo utilizado devido à redução em 57% da produção de água dos rios Conceição e Jaboti, que abastecem normalmente a cidade, e que estão com baixo volume de água devido à seca prolongada que atinge a região.

 A Cesan ampliou a capacidade de produção de água de 160  para  270 litros por segundo na captação que está em operação no rio Benevente, em Anchieta, para reforçar o abastecimento de água em Guarapari e atender à demanda neste final de semana prolongado.

O rio Benevente, a 18 quilômetros de Guarapari, está sendo utilizado devido à redução em 57% da produção de água dos rios Conceição e Jaboti, que abastecem normalmente a cidade, e que estão com baixo volume de água devido à seca prolongada que atinge a região.


Para contornar o problema do assoreamento no leito do rio Benevente, que juntamente com o baixo nível do rio dificultava a veiculação da água para o poço de sucção da captação, a Cesan providenciou emergencialmente a construção de um ressalto hidráulico no leito do rio, em Jabaquara, com autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta e da Seama. Dessa forma, conseguiu aumentar a vazão de bombeamento neste ponto para 270 l/s.


O sistema de captação, bombeamento e adução de água do Benevente foi construído há 10 anos, para ser utilizado em situações emergenciais. Em função da estiagem prolongada, esse sistema está em operação desde julho deste ano.


Atualmente, o município de Guarapari não tem mais problema técnico de abastecimento de água com a ampliação da capacidade do sistema, já testado e aprovado nos dois últimos verões, quando atendeu satisfatoriamente à demanda do balneário. Com investimentos de R$ 4,7 milhões, a Cesan dobrou a capacidade de tratamento de água, ampliou a rede distribuidora, inclusive com a construção de uma adutora de 9 mil metros para atender Meaípe, Nova Guarapari e adjacências.


Informações Adicionais

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Leila Oliveira

Tels: 2127- 5073 / 9962-3973

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade