Transparência
icon-transparencia
29/01/2008
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Aesbe apóia Instituto Trata Brasil na mobilização social em saneamento básico

assinaturaconveniotratabrasil.jpg O convênio de cooperação prevê ações para divulgar a importância do tratamento de esgoto para a sociedade. O presidente da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) e da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli, comprometeu-se a colocar em pauta, na próxima reunião da Aesbe, em fevereiro, o apoio da associação ao trabalho de mobilização social desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

O instituto quer ampliar a divulgação da importância do saneamento básico para a saúde e a preservação do meio ambiente, por meio de informações no site www.tratabrasil.org.br e da impressão de uma cartilha ilustrada pelo cartunista Ziraldo, de distribuição gratuita. Também pretende definir um projeto piloto em comunidades carentes capixabas para divulgar os benefícios dos serviços de saneamento para a melhoria da qualidade de vida da população.
Carnelli disse que a assinatura do convênio, na manhã desta terça-feira (29), tem grande importância para a visibilidade nacional sobre a questão do saneamento. O Instituto realiza um trabalho muito importante de mobilização. Os governos têm que priorizar os investimentos em saneamento. Na Grande Vitória, a meta é aumentar a cobertura de esgoto tratado de 36% para 60% até 2010, alcançando uma possível universalização em 2025, enfatizou.

O diretor-executivo do Trata Brasil, Raul Pinho, informou que a organização luta para que a população tenha acesso às obras de esgotamento sanitário e acompanhe a aplicação dos recursos. No nosso site, a sociedade pode acompanhar, por exemplo, a aplicação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em saneamento. Estamos de olho no PAC, explicou

Termo

O Termo de Cooperação assinado serve para atuação das duas entidades em conjunto na divulgação do direito de acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto e do controle social na utilização dos recursos públicos em obras de esgotamento sanitário.

O convênio foi assinado pelo diretor-executivo do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, e pelo presidente da Aesbe, Paulo Ruy Carnelli, na presidência da Cesan, situada no Centro de Vitória. O objetivo é promover ações que resultem na inclusão social e no equilíbrio sócio-ambiental.

O Instituto Trata Brasil, com sede em São Paulo, coordena uma ampla campanha de mobilização nacional para se alcançar a universalização do saneamento básico, com o objetivo de melhorar a saúde da população, reduzir a mortalidade infantil, preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

A parceria com a Aesbe foi buscada, tendo em vista que a entidade atua no desenvolvimento de ações voltadas às questões de saneamento básico, visando à evolução do setor e perseguindo a meta da universalização dos serviços de saneamento no Brasil.

Pesquisa

Segundo dados do Instituto, para universalizar o saneamento no país são necessários R$ 220 bilhões, ou seja, daqui a 115 anos. Na pesquisa Saneamento e Saúde, encomendada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelo Trata Brasil, mais da metade da população brasileira não tem acesso ao saneamento básico. Em março deste ano, será lançada 2ª etapa da pesquisa, desta vez baseada na relação entre Saneamento e Turismo. A 1ª etapa pode ser conferida no site do Instituto. Clique aqui.

Informações Adicionais
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Tels: 2127- 5073 / 9962-3973
Almir Casagrande
2127-5075
comunica@cesan.com.br

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade