Depois de incentivar o Outubro Rosa, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) se une à campanha Novembro Azul. O movimento é conhecido por Movember e luta contra o câncer de próstata e de testículo, depressão e outras doenças. Assim como na campanha passada, a Companhia vai iluminar durante todo o mês três pontos da empresa à noite por luzes azuis: os Reservatórios de Carapina e Santa Lúcia e a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cobi.
As instalações das lâmpadas foram realizadas pela Gerência de Produção de Água por meio da Divisão de Manutenção da Produção. O gerente de Produção de Água da Cesan, Eduardo Taveira, destaca que esta é primeira vez que a Cesan participa da campanha e defende a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “A campanha pretende mudar o preconceito de parte da população masculina em se submeter ao exame de toque”, destaca.
Eduardo lembra que o câncer de próstata é responsável pela segunda causa de morte de câncer entre os homens. “A detecção precoce pode ajudar a salvar muitas vidas, pois quanto mais cedo o tratamento iniciar, maior será a chance de cura”, explica. O gerente ainda destaca que o papel da Cesan “é auxiliar a despertar não só nos empregados, mas aos homens de maneira em geral, a terem atitudes preventivas”.
História do Novembro Azul
O Novembro Azul possui reuniões entre os homens com bigodes – símbolo da campanha – ao estilo Mario Bros. Nestas reuniões são discutidas doenças que atacam majoritariamente a população masculina como: câncer de próstata e de testículos, depressão entre os homens e o cultivo da saúde do homem. O movimento surgiu na Austrália e pegou carona nas comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro e do dia internacional do homem, celebrado no dia 19.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071 / 99822-8612
Almir Casagrande
2127-5022/9962-3973
Texto: Danniely Zanotti