Transparência
icon-transparencia
05/02/2010
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Assembleia de acionistas da Cesan autoriza primeira emissão de debêntures

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está autorizada pela assembleia geral de acionistas a realizar a primeira operação de debêntures (títulos de longo prazo emitidos por empresas, com a finalidade principal de financiar novos projetos) não conversíveis em ações no valor de R$ 44 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A operação financeira possibilitará à companhia investir em sua estrutura interna, principalmente na área de tecnologia da informação.

Segundo explica o diretor de Relações com o Cliente da Cesan, Ricardo Goldschmidt, o dinheiro será aplicado no desenvolvimento de oito projetos de melhorias institucionais, que são itens indispensáveis ao desenvolvimento da companhia. O principal deles é o de tecnologia da informação com a aquisição de sistemas mais modernos, softwares e hardwares. A companhia ainda investirá na digitalização de todo o cadastro de clientes e redes.

Outra necessidade constatada é o aprimoramento do parque de hidrômetros e de projetos que dizem respeito à melhoria da estrutura da empresa. A Cesan atua em 52 municípios, inclusive os sete da Grande Vitória, e possui cerca de 750 mil clientes, o que corresponde a mais de 2 milhões de pessoas.

Segundo Goldschmidt, a companhia tem obtido financiamentos para as obras de água e esgoto que estão sendo realizadas em vários municípios. Entretanto, com o crescimento da empresa e o aumento do número de clientes, ficou constatada a necessidade de investir em desenvolvimento institucional.

As fontes de recursos para este tipo de investimento em desenvolvimento institucional são menos acessíveis e normalmente não são as fontes financeiras tradicionais, ressalta Goldschmidt. A Cesan então decidiu buscar outras alternativas para fontes de recursos.

Na operação financeira, parte da receita da companhia é a garantia dada ao BNDES. A operação tem prazo de dez anos, sendo três para carência (período em que os recursos serão repassados à Cesan) e sete anos para pagamento. O contrato com o BNDES está praticamente fechado e a assinatura deverá ocorrer nos próximos dias.

O que são debêntures

As debêntures são títulos de dívida de médio e longo prazo emitidos por empresas, que conferem ao detentor do título, o debenturista, um direito de crédito contra a emissora. Assim, ao comprar uma debênture, você passa a ser credor da empresa.

As debêntures podem ser conversíveis em ações, simples ou permutáveis. As primeiras podem ser convertidas em ações de emissão da empresa, nas condições estabelecidas pela escritura de emissão. As segundas são aquelas que são resgatáveis exclusivamente em moeda local.

Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Almir Casagrande
2127-5075
Plantão (fins de semana) – 9822-8612
comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade