Transparência
icon-transparencia

Coordenada com as ações emergenciais realizadas pelo Governo do Espírito Santo, a atuação imediata e eficaz das equipes técnicas da Cesan garantiu o rápido restabelecimento dos sistemas de abastecimento de água nos municípios atingidos pelas chuvas. Diversas cidades foram afetadas, sendo que 22 delas chegaram a decretar situação de calamidade pública. Além da mobilização de técnicos e equipamentos, carros-pipa foram enviados para garantir o fornecimento de água nos municípios em situação mais crítica.

Com forte intensidade no último final de semana (25 e 26/1), as tempestades danificaram várias estruturas dos sistemas de saneamento, como unidades de captação de água nos rios, adutoras, redes de distribuição, estações de bombeamento e estações de tratamento de água e esgoto. As localidades onde os sistemas de abastecimento sofreram os maiores danos foram Castelo, Afonso Cláudio, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Iúna, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pequiá, São João do Garrafão e Pinheiros.

Apesar do fornecimento de água tratada ter sido restabelecido prontamente, ainda durante esta semana, algumas dessas regiões permanecem com a vazão de água reduzida, como é o caso de Muniz Freire e Castelo, que já têm equipes trabalhando para normalizar o abastecimento. Além disso, o sistema de Afonso Cláudio ainda está em manutenção emergencial devido aos estragos ocasionados pela chuva. A população deve usar a água com responsabilidade e praticar o reúso.

Os principais desafios enfrentados pelas equipes foram o alagamento nas estações de bombeamento, rompimento nas redes de distribuição, obstruções nas captações e queda de barreiras, o que fez com que vários locais ficassem inacessíveis. A seguir, confira os principais destaques da atuação das equipes.

Afonso Cláudio

A estação de tratamento foi inundada e sofreu com a obstrução da capitação de água.

Estação de Afonso Cláudio foi invadida pela água. Equipes técnicas da Cesan realizaram a desobstrução da captação com o apoio de um caminhão jato vácuo de Venda Nova – crédito: divulgação/Cesan

Castelo

Rompimento de redes e dificuldade de acesso para reparos por causa da enchente.

Rompimento de rede de água em Castelo. – crédito: divulgação/Cesan

Iúna

A estação de tratamento foi inundada e um deslizamento de terra rompeu a rede de água bruta, por onde a água chega à estação para ser tratada. 

Equipe técnica da Cesan atuando para normalizar os serviços durante as fortes chuvas – crédito: divulgação/Cesan

Marechal Floriano:

A captação de água no rio foi obstruída e a estação de tratamento de água alagada. Caminhões e bombas foram mobilizados para implantar uma captação de água alternativa no Rio Jucu.

Implantação de captação de água alternativa no Rio Jucu – crédito: divulgação/Cesan

Muniz Freire

Diversos deslizamentos e quedas de barreiras deixaram a estação de tratamento de água isolada. Os técnicos também precisaram fazer diversos reparos nas redes que foram rompidas. A estação de esgoto também foi inundada pela água das chuvas. 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade