Várias embarcações fizeram a descida do Rio Jucu Para chamar a atenção da população para a importância da preservação do Rio Jucu e seu uso sustentável foi realizada, neste domingo (27), com apoio do Governo do Estado, a XXII Descida Ecológica do Rio Jucu. Representantes do poder público, da sociedade civil organizada e moradores da região se reuniram na localidade Caçaroca, em Cariacica, de onde percorreram o curso d'água em barcos e caiaques até a foz do rio, na Barra do Jucu.
O Governo do Estado esteve representado por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), da Secretaria da Agricultura (Seag), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Banestes.
O diretor-presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, lembrou da importância do engajamento da população para a despoluição e preservação dos recursos hídricos no Estado. A Cesan está investindo mais de R$ 600 milhões em esgotamento sanitário nos municípios onde atua. Porém, para que essas obras tenham resultados, é preciso que o cidadão faça sua parte e ligue o esgoto dos imóveis às redes de esgotamento que já estão disponíveis, destacou.
O presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, e o diretor de Meio Ambiente, Anselmo Tozi, acompanharam a descida
Em apoio à ação, também participaram do evento o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, o secretário estadual de Meio Ambiente, Paulo Ruy Carnelli, o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Aladim Cerqueira, além dos gerentes de Recursos Hídricos, Robsom Monteiro dos Santos, de Recursos Naturais, Marcos Sossai, a analista ambiental do Iema, Aline Geller, e a diretora do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Lenise Loureiro.
Os representantes da Seama e do Iema realizaram a descida de barco pelo rio Jucu na companhia do diretor executivo do Instituto Jacarenema, Petrus Lopes Souza. A ONG possui convênio com o órgão para a realizar o monitoramento das lontras no rio Jucu, animais que estão no topo da cadeia alimentar e são considerados bioindicadores da qualidade do meio ambiente.
A nossa legislação atribui a tarefa de cuidar de nossos rios não só ao Governo, mas à sociedade também. Por isso, é necessária a união entre poder público, ONGs e os usuários de água, representados por companhias de abastecimento, irrigantes e indústrias. O objetivo é conscientizar cada vez mais pessoas para a importância de cuidar do ambiente em que vivemos por meio da educação ambiental, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Paulo Ruy.
Investimentos
Para contribuir com a despoluição por esgoto sanitário da bacia hidrográfica do rio Jucu, que abastece uma parcela representativa da população da Grande Vitória, a Cesan está investindo R$ 67 milhões na implantação de redes de coleta e sistemas de tratamento de esgoto.
A empresa vem apoiando iniciativas como a descida do rio Jucu, a fim de conscientizar a população da importância de ligar seus imóveis à rede de esgotamento sanitário. Para saber se o sistema está disponível, o morador pode ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Cesan: 115. A chamada é gratuita 24 horas, de qualquer telefone fixo.
Como parte das ações da Companhia na área de abrangência da bacia hidrográfica do rio Jucu já foram implantados sistemas de esgotamento sanitário nas localidades de Aracê, Vila Pedra Azul e Vivendas Pedra Azul, em Domingos Martins, além da sede do município. Estão em andamento obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Marechal Floriano, além da ampliação do sistema, em Vila Velha.
Comitê do Rio Jucu
Estão abertas as inscrições para a eleição dos novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Jucu. Os interessados têm até o dia 08 de abril para se inscreverem. Podem participar representantes da sociedade civil organizada, do poder público e dos usuários de água. A Assembléia Eleitoral acontece no dia 06 de maio. Mais informações no site www.meioambiente.es.gov.br.
O Comitê do Rio Jucu está avançando nos debates para elaboração de um Plano de Bacia, que estabelecerá ações essenciais e prioritárias para melhorias em sua região de abrangência, e do Enquadramento de Corpos D'água, que define a qualidade que se deseja para o rio.
Entre as outras ações da Seama e do Iema, estão o apoio ao fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica no Estado, órgãos colegiados compostos por representantes do setor empreendedor, poder público e usuários de água. Todas as 12 regiões hidrográficas do Estado já possuem representação.
Informações à imprensa:
Coordenadora de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
comunica@cesan.com.br
Charley Fernandes
(27) 2127-5022
Plantão (fins de semana) – 9822-8612