A Cesan inicia nesta segunda-feira (29) uma campanha de incentivo à recuperação de créditos, oferecendo facilidades para que os clientes inadimplentes possam quitar seus débitos com a Companhia. O plano oferece concessão de descontos e parcelamentos especiais, qualquer que seja a situação de ligação e categoria do imóvel.
O objetivo da campanha é aumentar a arrecadação e melhorar o equilíbrio financeiro da empresa, propiciando mais recursos para investimentos em obras, que vão melhorar o abastecimento de água e ampliar os serviços de esgotamento sanitário, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população, nos 52 municípios atendidos pela Cesan.
Planos de pagamento
Para os clientes que efetuarem o pagamento dos débitos à vista, os descontos serão de 20% e 50%, sem juros e multas.
CATEGORIA |
DÉBITO ATÉ DEZ/2003 |
DÉBITO DE JAN/04 A JUN/04 |
Residencial, 11 e 12 (Social e Popular) |
s/ juros e multa e desconto de 50% |
s/ juros e multa |
Demais categorias |
s/ juros e multa e desconto de 20% |
s/ juros e multa |
Para os clientes da Categoria Residencial Social e Popular (baixa renda), o parcelamento dos débitos poderá ser feito em até 36 meses, com ou sem entrada, sem juros, multas e correção futura.
Para os demais clientes, o parcelamento dos débitos poderá ser feito em até 24 meses, com ou sem entrada, sem juros e multas, com correção futura.
CATEGORIA |
PARCELAMENTO |
Nº DE PARCELAS |
Residencial, 11 e 12 (Social e Popular) |
Com ou s/ entrada, sem juros, multa e correção futura |
36 |
Demais categorias |
Com ou s/ entrada, sem juros, multa e com correção futura |
24 |
Entre as ações realizadas pela campanha, de incentivo à recuperação de créditos, destaca-se o reforço no número de atendentes nos escritórios, o atendimento por telefone 0800 283 9195, unidades volantes Bandes/Cesan para atendimento nos bairros, mala direta com Carta Proposta/Notificação de Débito pagável, mobilização de todos os Agentes Arrecadadores para receber as propostas dos clientes e campanhas publicitárias em jornais, rádios, televisão, busdoor e abrigos de ônibus.
A Cesan pretende chegar, no prazo de um ano, a um percentual de 8% de inadimplentes. Hoje, a inadimplência é de 14,8% e está concentrada no consumidor residencial, predominando na periferia da Grande Vitória e algumas prefeituras do interior.
O saldo de contas a receber é de R$ 60 milhões. Entre os principais motivos da inadimplência estão a cobrança da taxa de lixo nas contas de água (Vila Velha, Cariacica e Serra) feita em anos anteriores, e a ineficiência dos últimos contratos de corte/religação.
A Cesan inicia nesta segunda-feira (29) uma campanha de incentivo à recuperação de créditos, oferecendo facilidades para que os clientes inadimplentes possam quitar seus débitos com a Companhia. O plano oferece concessão de descontos e parcelamentos especiais, qualquer que seja a situação de ligação e categoria do imóvel.