Mais de um milhão de metros de redes assentadas em seus sistemas de abastecimento de água e esgoto no estado, o que equivale ao assentamento de um quilômetro de rede por dia. Aumento da capacidade de produção de água da Grande Vitória em 30%, através do sistema do rio Jucu e renovação de 21 concessões municipais, são algumas das principais realizações efetuadas pela Cesan no atual Governo, que ao longo destes últimos quatro investiu no Espírito Santo cerca de 400 milhões de reais em saneamento ambiental, em prol da melhoria da qualidade de vida da população capixaba.
Destacam-se ainda nas realizações, a conclusão de grandes obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, como por exemplo as de Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, Anchieta, Pedro Canário e Barra de São Francisco, entre outras, além da conquista por quatro anos consecutivos do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), o mais importante da América Latina em Gestão de Qualidade, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Hoje, a Cesan possui 8 sistemas premiados.
A retomada de importantes programas, como o Prodesan, via Governo do Estado, também merece destaque. As obras estão sendo realizadas através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Infra-estrutura e dos Transportes, com o apoio da Cesan, visando a construção de quatro grandes estações de tratamento de esgoto na região metropolitana da Grande Vitória, com os seus respectivos sistemas coletores e elevatórias.
No campo institucional, a maior realização fica por conta do processo participativo de revitalização iniciado recentemente, com vistas a modernização da gestão empresarial da Cesan, que atende hoje a 52 dos 78 municípios capixabas, com 87 estações de tratamento de água e 32 de esgotamento sanitário, sem contar as centenas de sistemas construídos nas comunidades rurais, em benefício do homem do campo.
Vitória, 26 de dezembro de 2002
Arildo Chagas, assessor de comunicação