A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) abriu licitação para contratar estudos e projetos técnicos para implantação de sistemas de esgotamento sanitário em áreas urbanas de 15 municípios do Estado. O edital foi publicado nesta quarta-feira (4), nos Diários Oficiais do Espírito Santo e da União.
Entre outros aspectos positivos, os estudos e projetos vão viabilizar a captação de recursos para as obras de esgotamento sanitário. Serão beneficiados os municípios de Fundão, na Região Metropolitana da Grande Vitória, Muqui, Iúna, Ibatiba, Rio Novo do Sul, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Apiacá, Piúma, Bom Jesus do Norte, Alto Rio Novo, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Boa Esperança e Conceição da Barra, no interior do Espírito Santo.
A abertura das propostas será no dia 22 de dezembro. As empresas interessadas em participar da concorrência podem obter o edital completo no site www.cesan.com.br e devem atender a todos os requisitos da licitação. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 27-2127-5119.
Em síntese, os estudos consistem na verificação da existência de algum sistema de esgotamento sanitário implantado nos municípios, por meio da própria prefeitura ou de outros órgãos, como a Fundação Nacional de Saúde – Funasa. Em seguida, caso existam os sistemas, é feita a análise de sua eficiência e a necessidade de investimentos para melhoria da qualidade do serviço.
O passo seguinte é a elaboração dos projetos técnicos. Nessa etapa, serão dimensionadas as redes de coleta e os locais por onde irá passar. São previstas ainda a localização das bombas elevatórias e a potencia de bombeamento. Nessa fase também é desenvolvido o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto, que vai devolver a água limpa para o meio ambiente.
Os estudos e projetos contratados pela Cesan serão dimensionados com a perspectiva de crescimento populacional para os próximos 20 anos, o que garante longevidade e sustentabilidade para os sistemas. O crescimento da população é projetado de acordo com dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br