Transparência
icon-transparencia

11O verão começa neste domingo (21) e para garantir a normalidade do abastecimento durante a estação mais quente do ano nos 52 municípios onde atua, sobretudo nos balneários mais frequentados do Estado, a Cesan tomou uma série de medidas.

 

Por exemplo, está preparada para operar as estações de tratamento de água da Grande Vitória e Interior por até 24 horas, ininterruptas, podendo chegar a uma capacidade máxima de produção de 712,8 milhões de litros de água por dia, a fim de atender a população capixaba.

 

Na Região da Grande Vitória a empresa prevê um aumento de 20% na vazão de água tratada durante a temporada de verão. No 2º semestre de 2014, foram feitas manutenções preventivas nos sistemas de produção e distribuição de água dos rios Jucu e Santa Maria.

 

Além disso, a Cesan possui condições operacionais para efetuar manobras, que consistem em distribuir a água, de acordo com a demanda. A empresa também poderá aumentar a quantidade de carros pipa para atender eventuais casos emergenciais. A população deve ligar para o 115, caso necessário. O call center funciona 24 horas.

 

Guarapari

 

Especificamente para Guarapari, todo ano a Companhia capta água do rio Benevente, além dos rios Jabuti e Conceição. Este ano, a partir da segunda quinzena de dezembro, o reservatório de Perocão entra em operação para reforçar o abastecimento com capacidade para 2,5 milhões de litros de água.

 

No Sul do estado, Anchieta está sendo concluída a construção de dois poços profundos para reforçar o abastecimento. Piúma, por sua vez, está recebendo um aumento de 20 litros por segundo (l/s) na quantidade de água distribuída para a população.

 

Conceição da Barra

 

No Norte do estado, a Companhia também adotou medidas importantes. Em Conceição da Barra, a produção de água aumentou de 48 litros por segundo (l/s) para 80 l/s, podendo chegar, se necessário, a Estação de Tratamento de Água (ETA) operar com sua capacidade máxima, que é de 120 l/s. Lá também foram construídos cerca de 19 Km de redes de água para reforçar o abastecimento e um reservatório com capacidade para 1 milhão e setecentos mil litros de água. Em Itaúnas, no mesmo município, a produção de água aumentou e a ETA passará a operar 18 horas por dia.

 

 

Veranistas

 

Apesar das medidas adotadas pela Companhia para reforçar o fornecimento de água, é importante lembrar que a caixa22 d’água deve ser adequada para o número de pessoas do imóvel. Casos pontuais de desabastecimento podem ocorrer nos balneários devido, geralmente, à superlotação dos imóveis em época de verão.

 

Por isso, a Companhia pede a colaboração de todos para que evitem uma quantidade grande de pessoas por residência e que os veranistas procurem saber, antes de locar ou utilizar uma residência, qual a capacidade dos reservatórios e se eles serão adequados para o consumo diário. Por exemplo, se uma pessoa consome, em média no verão, até 200 litros por dia e o imóvel possui um reservatório de mil litros, no máximo cinco pessoas devem ocupar a residência.

 

A Cesan abastece com regularidade a 100% da população das áreas urbanas desde 2008. Entretanto, o alto consumo, aliado a outros fatores, como áreas muito elevadas, locais de ponta de rede e loteamentos irregulares com ligações clandestinas, podem comprometer o fornecimento de água quando são registradas altas temperaturas.

 

Desperdício

 

Por fim, vale ressaltar que as pessoas devem evitar o desperdício de água, seguindo as dicas abaixo:

 

Uso Racional da Água

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

Lavando as mãos

Ao usar o sabonete, feche a torneira e só abra quando for enxaguar.

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

Lavando Roupas e Louças

Quando estiver ensaboando roupas e louças, feche a torneira e volte a abri-la na hora de enxaguar.

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Usando o Sanitário

Dê menos descargas, afinal os vasos representam 25% do consumo doméstico.
Também regule periodicamente a válvula ou caixa de descarga e nunca jogue o lixo dentro do vaso.

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

Torneira mal fechada é água jogada fora

Torneira gotejando gasta 46 litros/dia Torneira com abertura de 1 mm gasta 2,088 litros/dia
Torneira com abertura de 2 mm gasta 4,512 litros/dia
Torneira com abertura de 6 mm gasta 16,636 litros/dia
Torneira com abertura de 9 mm gasta 25,636 litros/dia
Torneira com abertura de 12 mm gasta 33,984 litros/dia
5

 

 

 

 

 

 

 

 

Tomando Banho

Os banhos consomem 35% da água de uso doméstico. Por isso, evite banhos demorados e use o sabonete com o chuveiro fechado.

 

6

 

 

 

 

 

 

 

 

Escovando os Dentes

Quando estiver escovando os dentes, deixe a torneira fechada, só abrindo a mesma na hora de enxaguar a boca.

 

7

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontrando vazamentos

Confira se não há vazamentos na sua casa, verifique todos os pontos de água, torneiras, boias, de caixa, registros, etc. Nesses pontos, os vazamentos representam 15% do consumo diário da água. No verso da sua conta, você encontra mais sugestões.

 

 

 

 

 

 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade