Transparência
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A Cesan investiu na capacitação de seus sistemas de produção e distribuição de água, a fim de garantir o abastecimento de água neste verão. Entre as obras realizadas na Grande Vitória, destacam-se a ampliação do sistema do rio Jucu, cuja produção foi aumentada em 30%, o que representa 1.300 litros a mais por segundo, passando de 3.300 l/s para 4.600 l/s e também as obras de duplicação da adutora de Jacaraipe, onde foram implantados 12 km de redes, a fim de reforçar o abastecimento de água em Nova Almeida e Praia Grande, que tinham problemas localizados de falta d’água, nas altas temporadas.

A população também pode contribuir para esse desempenho operacional, evitando o desperdício e fazendo bom uso da água. Lavar carro com a mangueira ligada direto nas torneiras, varrer garagens e calçadas com água corrente da rede são ações que devem ser evitadas. Vazamentos internos e externos; torneiras mal fechadas ou com defeito, são também fontes de desperdício.

Com as torneiras mal fechadas, por exemplo, muita água é jogada fora, ao contrário do que se pensa: por dia, ela pingando, gasta 46 litros. Já os vazamentos na casa representam, em geral, 15% do consumo diário de água. Para evitá-los, deve-se conferir sistematicamente todos os pontos de água: torneiras, bóias de caixa d’água, registros, etc.

Há outras ações em que a população pode ser parceira da Cesanpara evitar o desperdício de água: lavando louças, roupas, mãos ou tomando banho, deve-se manter as torneiras fechadas ao usar o sabão ou sabonete, bem como ao escovar os dentes, abrindo-as só na hora de enxaguar a boca. Também ao usar o vaso sanitário, ter o cuidado de dar menos descargas quanto possível, já que representam 25% do consumo doméstico. Uma boa dica é evitar jogar lixo dentro dele e regular periodicamente sua válvula ou caixa de descarga.

A Cesan lembra ainda que deve-se ter o cuidado com a reservação (caixa d’água), suficiente para consumo mínimo de 24 horas. Para os casos de deficiência de abastecimento, localizados principalmente em áreas elevadas ou pontas de rede, serão adotadas medidas alternativas como carros-pipa ou manobras operacionais nas redes, a fim de garantir emergencialmente o abastecimento para a população.

A Central de Atendimento ao Cliente da companhia funciona gratuitamente durante 24 horas, através do 0800 283 9195, para registro das ocorrências, visando solucionar os problemas, através das áreas operacional e de manutenção da Cesan

Arildo Chagas

Assessoria de Comunicação

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