A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está apoiando a Volta Universitária Baía de Vitória, que será realizada neste domingo (17), para alertar sobre os cuidados com este ecossistema. A saída será às 7 horas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a primeira parada no píer de Iemanjá, na Praia de Camburi, às 8 horas.
O evento é promovido pelo Instituto Ecobacia e pela Ufes. Na programação estão previstas navegação ao redor da Ilha de Vitória, exposição de trabalhos e pesquisas universitárias relacionadas à Baía, além de mutirão de limpeza. O que antes foi um local de beleza natural, berço de muitas espécies de peixes, caranguejos e outros animais, a Baía de Vitória hoje sofre com a carga de poluentes, esgoto, lixo e agrotóxicos depositados nela diariamente.
O diretor-presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, participa do passeio, que é um movimento criado pela sociedade, com a participação da Universidade, Prefeituras, Governo e Empresas. Bragato acredita ser primordial a participação da Cesan no evento, que pretende valorizar e resgatar a importância da Baía.
É preciso que todos se mobilizem para defender este patrimônio e façam a ligação da sua casa à rede de esgoto onde ela está disponível, evitando que milhões de litros de dejetos sejam lançados por dia na Baía de Vitória, ressalta.
O desejo de todos é que o potencial ambiental, de pesca e de navegação deste importante ecossistema, seja recuperado, afirma Alberto Pêgo, presidente do Instituto Ecobacia. No início da colonização portuguesa no Brasil, segundo Gandavo, cronista da época, a Baía de Vitória concentrava a maior quantidade de peixes-boi de toda a costa brasileira. A baía resulta do encontro de rios e mar, formando um grande estuário com sambaquis, manguezais e ilhas.
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
comunica@cesan.com.br
www.cesan.com.br