Marcus Gregório, diretor PMI, Lênin Porto, líder de Projetos da Vale, Rodrigo Rosa, professor da Ufes, Anselmo Tozi, diretor de Meio Ambiente da Cesan, Jose Carlos Dalbém, gerente do programa Águas Limpas.
O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, e o gerente da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), José Carlos Dalbém, participaram na quarta (18) da Roda de Projetos, organizado pela instituição PMI-ES (Project Management Institute). O mote do debate foram os grandes empreendimentos do Espírito Santo e os temas abordados com os representantes da companhia foram os programas Águas Limpas e sua continuidade o Se Liga na Rede. Cerca de 40 profissionais da área de gerenciamento de projetos participaram do encontro, no auditório do CREA.
“O Águas Limpas foi o maior programa de saneamento do Governo do Estado, realizado pela Cesan, que ampliou em oito anos de 20 para 60% a cobertura por rede de esgoto, aumentando em 79% a capacidade de tratamento desse resíduo, e universalizou o fornecimento de água para a população”, destacou Tozi.
Conheça alguns números do programa: mais de 45 projetos em todos os municípios, ampliação de 22 estações de tratamento de água e construção de uma nova, construção de 171 estações elevatórias de esgoto, 33 novas estações de tratamento de esgoto, implantados 1.500 Km de rede de água e 1.640 km de rede de esgoto. A conclusão do programa liberou 80 mil novas ligações de esgoto que podem ser feitas. Com isso, o Programa Se Liga na Rede será prioridade da companhia para convencer a população à fazer a ligação intradomiciliar até a rede implantada.
Também participaram do evento o líder de projetos da Usina 8 da Vale, Lênin Porto Mendes, e o professor de Logística da Ufes para graduação e pós-graduação, Rodrigo de Alvarenga Rosa. A 8ª Usina de Pelotização, que está sendo construída no complexo de Tubarão, em Vitória, é um investimento de R$ 2 Bilhões, que vai aumentar a capacidade de produção em 4,5 milhões de toneladas de pelotas de minério por ano, prevista para início de operação em março de 2013. “A Vale criou uma unidade de negócios que se chama Negócio de Capital, que gerencia os grandes projetos. A empresa tem ainda uma metodologia própria de gerenciamento de projetos, inclusive com instituição de ensino dentro da usina para treinar os empregados”, informou. Público formado por profissionais de gerenciamento de projetos.
O professor Rodrigo Rosa destacou que o Espírito Santo ao longo de sua história desenvolveu uma infra estrutura logística muito boa na área portuária, ferroviária e rodoviária, mas que o Estado ainda carece de armazéns, aeroportos e fluxo de carga mais equilibrado para importação e exportação. “Os portos, na sua maioria, e as ferrovias do Estado são privados e voltados para atender às demandas das empresas às quais eles pertencem. Por isso, uma das saídas seria concentrar investimentos em um grande projeto que seria um condomínio logístico que envolve a atração de indústrias, principais usuárias desses complexos”, frisou.
O modelo do evento, um pouco diferente do usual, cria um debate com muita interação entre os participantes e até uma certa informalidade na conversa. A mesa funciona mais ou menos como um programa de entrevista, com o mediador realizando perguntas e explorando as respostas para evoluir no debate e aprofundar as discussões.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Raquel d' Ávila
2127-5076/9909-7311
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua