Transparência
icon-transparencia

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai emitir 1.000 debêntures simples, não conversíveis em ações, no valor total de R$ 44 milhões, que serão adquiridas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O contrato será assinado, nesta quinta-feira (20), pelo governador do Estado, Paulo Hartung, e pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Debêntures são títulos de longo prazo emitidos por empresas, com a finalidade principal de financiar novos projetos. A operação, na prática, funcionará como uma espécie de financiamento concedido pelo banco à Companhia.

A operação financeira possibilitará à Cesan investir em projetos de melhorias institucionais, que são itens indispensáveis ao desenvolvimento da empresa. Os recursos destinam-se à implantação do Programa de Desenvolvimento Institucional da Cesan, que abrange o Sistema Integrado de Gestão Corporativa (ERP), o Programa de Controle e Redução de Perdas, o Sistema de Informações Geográficas Corporativo (GIS), o Programa de Instalação e Substituição de Hidrômetros e a realização de Estudos e Projetos em sistemas de esgotamento sanitário do Interior do Estado.

Na operação financeira, parte da receita da companhia é a garantia dada ao BNDES. A operação tem prazo de dez anos, sendo três para carência (período em que os recursos serão repassados à Cesan) e sete anos para pagamento. As ações da empresa, que tem o Estado do Espírito Santo como acionista majoritário, não estão envolvidas na operação.

Durante o evento, também será assinada uma operação de crédito no valor de R$ 90 milhões que serão destinados à Cesan, com recursos da linha de financiamento ‘BNDES Estados'. Os recursos serão aplicados em obras de sistemas de esgotamento sanitário, abastecimento de água e no desenvolvimento institucional da Companhia, dentro da programação de investimentos da empresa para 2010 e 2011.

A Cesan, junto com a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assina ainda um Convênio de Cooperação Técnica com o BNDES para realização de estudos relacionados à implantação de Parceria Público-Privada (PPP) para área de saneamento básico. A PPP será destinada à ampliação da cobertura dos serviços de esgotamento sanitário, visando à universalização deste serviço na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), de acordo com o Plano Diretor de Esgotamento Sanitário desenvolvido pela Companhia. As solicitações para contratação de operações de crédito foram realizadas por meio da Sedurb.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade