Transparência
icon-transparencia

A Cesan está promovendo a capacitação de agentes ambientais em Santa Teresa. O treinamento faz parte da campanha desenvolvida pela Cesan em conjunto com a Prefeitura de Santa Teresa com o objetivo de estimular a adesão dos moradores ao sistema de coleta e tratamento de esgoto. O objetivo é otimizar o trabalho das duas instituições, aproveitando o período de visitas domiciliares de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, para estimular a realização das ligações dos imóveis à rede coletora de esgoto. Na manhã desta sexta-feira (10), os agentes ambientais da Prefeitura visitaram a estação de tratamento de esgoto e receberam informações sobre o sistema de esgotamento sanitário do município e seus benefícios para a saúde e a preservação do meio ambiente. O treinamento foi realizado por instrutores da Gerência de Educação Ambiental da Cesan e da Divisão Serrana da empresa. A Cesan também está oferecendo descontos na tarifa de esgoto, o que permite a adequação gradual do orçamento doméstico. Nos quatro primeiros meses após a adesão, o desconto será de 75%; do quinto ao oitavo mês, de 50%; e nos quatro meses seguintes, de 25%. Desta forma, o cliente só começa a pagar a tarifa integral após um ano. O benefício é válido apenas para quem fizer a ligação até agosto. O trabalho de educação ambiental e estímulo à adesão ao sistema de esgotamento sanitário começou no ano passado. Nos meses de novembro e dezembro, estudantes da Escola São Francisco de Assis (ESFA) participaram de um treinamento semelhante e fizeram as primeiras visitas domiciliares. Até o momento 237 imóveis já fizeram a ligação na rede de esgotamento sanitário, cerca de 10% do total. A Cesan investiu R$ 6 milhões na construção da Estação de Tratamento de Esgoto e instalação das redes coletoras. Na inauguração do sistema, em agosto do ano passado, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância do trabalho junto à comunidade para que os imóveis sejam ligados à rede. “Não adianta ter uma rede de coleta de quase 30 quilômetros, como temos aqui em Santa Teresa, se as residências, o comércio e as indústrias não fizerem a ligação à rede. O mais difícil o Governo já fez, que foi colocar de pé este importante sistema de tratamento de esgoto na cidade. Agora é trabalhar para fazer 100% das ligações”, afirmou Hartung. A rede coletora, construída sob vias públicas, tem 27.606 metros de extensão. O sistema conta ainda com seis estações elevatórias, com um total de 2.527 metros de linhas de recalque, que levam o esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A Estação trata uma média 1,2 milhões de litros de esgoto por dia, foi construída com tanques de concreto armado e possui sistemas de aeração mecânica que evitam o mau cheiro.

A Cesan está promovendo a capacitação de agentes ambientais em Santa Teresa. O treinamento faz parte da campanha desenvolvida pela Cesan em conjunto com a Prefeitura de Santa Teresa com o objetivo de estimular a adesão dos moradores ao sistema de coleta e tratamento de esgoto. O objetivo é otimizar o trabalho das duas instituições, aproveitando o período de visitas domiciliares de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, para estimular a realização das ligações dos imóveis à rede coletora de esgoto.

Foto(s)

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade