Transparência
icon-transparencia

projetogordurazero2.jpg Técnicos vão percorrer 90 imóveis de sete bairros de Vitória. Técnicos da área de Educação Ambiental da Cesan começam, a partir das 8h30 desta segunda-feira (25), o Projeto Gordura Zero em estabelecimentos comerciais ligados à área de preparo de alimentos, como restaurantes e hotéis, no Centro de Vitória. Eles começarão percorrendo as ruas Sete de Setembro, Nestor Gomes, Professor Baltazar, do Rosário, Graciano Neves, 13 de Maio e Duque de Caxias.

O objetivo do projeto é diminuir o lançamento do óleo de cozinha nas redes coletoras, evitando entupimentos e vazamentos de esgoto nas ruas, além de contribuir para maior eficiência do tratamento e preservação do meio ambiente. O trabalho consiste em abordar os responsáveis pelos imóveis e distribuir folders do projeto contendo informações sobre a importância da caixa de gordura e da destinação adequada do óleo de cozinha usado. Os técnicos também se disponibilizam a dar palestras sobre o tema para os estabelecimentos.

A ação tem caráter educativo e conta com a parceria da área de manutenção de redes de esgoto. Na quarta-feira projetogordurazero1.jpg Projeto Gordura Zero começou no Centro de Vitória.  (27), a partir das 14h30, será a vez do Bairro República na avenida Presidente Costa e Silva e depois segue para os bairros Mata da Praia e Jardim da Penha. As atividades inicialmente serão desenvolvidas em 90 imóveis localizados nos bairros Centro de Vitória, Bento Ferreira, Praia do Canto, Jardim da Penha, Mata da Praia, Jardim Camburi e Bairro República.

Esses bairros abrigam os pontos mais críticos de entupimentos de redes por causa de excesso de gordura e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final de junho. Depois a idéia é percorrer outros municípios da Grande Vitória. O Regulamento dos Serviços Públicos de Água e de Esgotos da Cesan diz, em seu artigo 49, inciso IV, que não é permitido lançamento nos sistemas públicos de esgotamento sanitário de despejos que acarretem obstruções na rede.

Nesse sentido, a caixa de gordura é parte importante das instalações hidrossanitárias dos imóveis, porque retém a gordura e evita que se solidifique dentro das tubulações, causando entupimento. A caixa de gordura também reduz o odor presente no esgoto, além de evitar vazamentos na rede pública. Tanto a gordura que é recolhida na cozinha quanto na caixa não devem ser lançadas na rede pública de esgoto.

Reciclagem

entupimento_na_rede_de_esgoto_por_causa_de_excesso_de_gordura_na_rede.jpg Entupimento em rede de esgoto provocado por excesso de gordura. Os resíduos gordurosos de cozinhas industriais e domésticas podem ser vendidos para indústrias de reciclagem, que os transformam em biodiesel, sabão, entre outros produtos. Além de gerar renda, a reciclagem dos resíduos gordurosos evita o entupimento das redes internas de esgoto dos imóveis, do sistema público de coleta e reduz a poluição do meio ambiente.

O recolhimento dos resíduos gordurosos é muito simples, independente se forem comercializados ou não. No caso do óleo usado, basta armazená-lo em recipientes como garrafas PET, latas ou tonéis retornáveis. No caso da caixa de gordura, os resíduos devem ser acondicionados em sacolas plásticas.

Depois de serem devidamente acondicionados, os resíduos podem ser comercializados ou doados para reciclagem ou destinados para aterros sanitários. Algumas empresas também trocam os resíduos por produtos, como materiais de limpeza.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Almir Casagrande
2127-5075
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

Atendimento ao Cliente:
115 – A ligação é gratuita de qualquer telefone.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade